fbpx

Jornada ProsperaCoop – Diversidade e inclusão no cooperativismo de crédito

Se queremos um cooperativismo de crédito cada vez mais sustentável, temos mais é que investir nas práticas ESG. O bom é que nesse contexto o modelo de negócios cooperativista já conta com uma vantagem, valores e princípios que falam de gestão democrática, construção coletiva, inclusão e diversidade, e preocupação com a comunidade. Então já saímos na frente, o que temos que fazer agora é disseminar conhecimento sobre a Agenda ESG e fomentar ações com esse propósito dentro das cooperativas de crédito. Hoje nós vamos falar de “Diversidade e inclusão”, tema da última live da Jornada ProsperaCoop, realizada no Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), a celebração mundial que mostra o poder transformador do nosso movimento. Na jornada, ressaltamos a importância das práticas ESG para as organizações, de olho em um coop de crédito ainda mais sustentável!

O foco desse bate-papo online foi o S do ESG, as práticas sociais que incentivam a diversidade e a inclusão nas organizações. E quem esteve com a gente foi Elias de Souza, sócio líder da Indústria de Governo e Serviços Públicos e sponsor do pilar LGBTQIA+ da Deloitte, e Angela Castro, sócia na Deloitte e líder da estratégia All-in de Diversidade. Confira no post de hoje um pouco do que foi abordado nesse encontro da Jornada ProsperaCoop!

A diversidade e a inclusão no âmbito do cooperativismo de crédito
A conversa começou com uma conceituação: você sabe a diferença entre diversidade e inclusão? A diversidade, segundo nossos convidados, é sobre as pessoas, e vai muito além do que os olhos conseguem ver. Elias nos mostrou que, apesar de habituados a entender diversidade como questões de gênero, idade, sexualidade ou deficiências, a diversidade também olha para religião, background educacional, diversidade estética, experiência de vida, status de refugiado e muito mais.
Enquanto isso, a inclusão é voltada à ação: mudança de comportamento, empatia, ou seja, inclusão é mais que entender que existem pessoas diferentes, é respeitar essas diferenças e desfrutar de forma genuína esse horizonte. Incluir envolve criar um ambiente seguro e propício para que a diversidade possa se estabelecer e prosperar.

Do ponto de vista organizacional, diversidade e inclusão estão intimamente ligadas. Devemos criar estratégias para que as pessoas possam se desenvolver em um ambiente organizacional mais seguro, afinal, pessoas bem desenvolvidas geram organizações mais produtivas. Investir em diversidade em processos seletivos ou na composição de lideranças, por exemplo, é um excelente início. Aí vai um ponto de atenção: fazer isso sem garantir que essas pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades de crescimento e capacitação, respeitando características individuais, significa correr o risco de enfraquecer iniciativas dessa natureza.

Trazendo exemplos práticos para nos inspirar, os palestrantes mostraram como a Deloitte, uma das maiores consultorias do mundo, conseguiu mudar o mindset de uma organização global para incluir diversidade e inclusão em suas prioridades. O primeiro passo, Angela afirmou, é conhecer bem a situação da organização. A partir de um censo, foi possível compreender melhor a composição e as características do time da empresa e, assim, criar estratégias específicas voltadas para as necessidades de mulheres, pessoas com deficiência, pessoas 50+, jovens, refugiados e, também, o público lgbtqiap+, para que esses colaboradores possam se desenvolver não apenas profissionalmente, mas em todos os aspectos da vida.

Os resultados de processos inclusivos feitos a partir desse levantamento são visíveis, refletindo no aumento da produtividade dos colaboradores e em seus indicadores de saúde e relacionamentos, dentro e fora da empresa.

O mindset que muda os negócios e o mundo
O primeiro grande passo, segundo Angela, para uma mudança tão significativa em uma organização que busca abraçar a diversidade e a inclusão como pilares, é uma mudança de mindset. A diversidade deve parar de ser entendida como uma moda corporativa ou uma discussão passageira. Para comprovar seus benefícios e permanência, Elias citou alguns dados importantes:

• Organizações que investiram em diversidade obtiveram um aumento de 38% em suas receitas;
• Empresas que defenderam o valor da mulher em todos os aspectos têm aumento de 50% no seu desempenho geral;
• Corporações que implantaram políticas LGBTQIA+ cresceram cerca de seis vezes mais em comparação às demais.

Não podemos esquecer também do público 50+. A classe tem gerado cerca de 1,6 trilhão por ano ao PIB do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por conta do aumento na expectativa de vida no Brasil, em 2040, 57% da população brasileira será composta por pessoas acima dos 45 anos. Isso nos mostra a importância de investir agora em políticas de diversidade e inclusão nas instituições.

E é claro que o cooperativismo não poderia ficar de fora de uma discussão como essa! Nosso modelo de negócios nasceu e se fortalece a cada dia com um foco nas pessoas, em seu crescimento e desenvolvimento conjunto. Assim, diversidade e inclusão são tudo o que a gente gosta: bom para os negócios, bom para as pessoas, bom para o coop!

O ProsperaCoop
Composto por workshops, palestras, lives, pílulas de conhecimento, curso EAD, material didático e até uma premiação no maior Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito da América Latina, o ProsperaCoop é um programa desenhado pela Confebras para fomentar discussões sobre o tema ESG e práticas com esse foco dentro das cooperativas de crédito.

A Jornada ProsperaCoop é uma das ações desse projeto, que ainda conta com muitas outras oportunidades de capacitação para cooperados e cooperativas! Acompanhe as nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. E, para saber mais sobre o ProsperaCoop, clique aqui!

E para saber mais sobre inclusão e diversidade e aplicar esse conhecimento na sua cooperativa, assista à live completa aqui. Quer entender sobre outros temas que abordam sustentabilidade e governança? Assista a todos os vídeos da Jornada ProsperaCoop em comemoração ao DICC, elas estão disponíveis em nosso canal do YouTube.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.