fbpx

ProsperaCoop: Prosperidade com sustentabilidade

A maior jornada do Cooperativismo de Crédito voltada para o compromisso com ações ESG está lançada!

Muito mais que uma tendência, as ações ESG (Ambientais, Sociais e de Governança – do inglês Environmental, Social and Governance) já são mais que realidade, são exigência do público no Brasil e no mundo. Segundo estudo do The Bank of New York Mellon Corporation, 86% das empresas do índice S&P 500, da bolsa de NY, publicaram relatórios de sustentabilidade para dar transparência a dados de ESG (contra apenas 21% em 2011). E tem mais: a consultoria Bloomberg estima que boas práticas ambientais, sociais e de governança devam atrair até 53 trilhões de dólares em investimentos até 2025.

É claro que as cooperativas de crédito não ficaram para trás: sustentabilidade está no nosso DNA, seja pelo modelo de negócio, pela capilaridade, envolvimento com a comunidade e até mesmo pelos serviços e produtos oferecidos. Para valorizar as boas práticas existentes e incentivar ainda mais iniciativas ESG, a Confebras lançou o ProsperaCoop: uma jornada rumo a um cooperativismo financeiro ainda mais sustentável!

 

Objetivo

A motivação por trás do projeto é clara: transformar o Cooperativismo Financeiro na grande vitrine do país quando o assunto é comprometimento com a pauta ESG. Como? O ProsperaCoop já nasce ambicioso, com um planejamento recheado de workshops, palestras, lives, pílulas de conhecimento, curso EAD, material didático e até uma premiação no maior Congresso do Cooperativismo Financeiro da América Latina, tudo especialmente desenvolvido para o programa.

Nas palavras da superintendente da Confebras, Telma Galletti: “No futuro, temos certeza de que líderes, cooperados, colaboradores, comunidade, enfim, todo o ecossistema da sua instituição cooperativista lembrará desse passo determinante, como um gatilho que proporcionou a realização dos sonhos das gerações seguintes”.

 

ESG na prática

O ProsperaCoop é uma jornada dividida em três grandes fases:

Comprometimento (2022)

Para começar o programa, vamos nivelar o conhecimento apresentando os conceitos de ESG e sustentabilidade e quebrando mitos e dogmas sobre o tema. Será também uma etapa de avaliação do contexto atual do cooperativismo brasileiro sob as lentes ESG, sempre com metodologia específica e pertinente ao tema, em um olhar profundo para a nossa atuação.

Engajamento (2023)

Hora da mão na massa: no segundo ano do programa a proposta é inspirar e acelerar projetos de ações ESG nas cooperativas, apoiando os sistemas na definição e adoção de estratégias que partam sempre do equilíbrio entre retornos financeiros e ambientais, sociais e de governança. 

Consolidação (2024)

Com as coops capacitadas, inspiradas e rodando projetos, é hora de olhar para os resultados! Vamos definir métricas e indicadores ESG para avaliar o retorno de cada estratégia. Para coroar o esforço das cooperativas participantes, o programa vai culminar no Prêmio ESG do 15º Concred, uma celebração das melhores práticas desenvolvidas durante a jornada.   

 

Saiba mais!

Quer conhecer melhor o programa ou falar com nossa equipe? Envie um email para prosperacoop@confebras.coop.br!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS