fbpx

Finanças Sustentáveis e captação de recursos

Green bonds, social bonds, sustainable bonds, sustainability linked bonds – como captar recursos para projetos sustentáveis?

Nunca se falou tanto em sustentabilidade no mundo como agora, ainda mais com a projeção do tema ESG. Um debate que acontece dentro de organizações de todos os segmentos e portes, e que nos chama a refletir sobre a nossa responsabilidade enquanto cooperativas de crédito no impacto do nosso negócio na sociedade. A terceira live da Jornada ProsperaCoop, nossa série especial sobre ESG e cooperativismo em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), falou exatamente sobre isso – finanças sustentáveis e oportunidades para o cooperativismo financeiro. A palestra foi conduzida por Rafael Ribeiro, coordenador de finanças de impactos da Conexsus (Instituto de Conexões Sustentáveis).


O papel das finanças sustentáveis

Os projetos de finanças sustentáveis têm um papel importante nas metas globais de redução do aquecimento global e dos seus efeitos. Segundo os compromissos feitos pelo Brasil no Acordo de Paris, em 2015, a meta é reduzir em até 43% os níveis de gases do efeito estufa até 2030. Um objetivo ousado, mas necessário. E se contarmos com o apoio de outros países, podemos chegar à redução de até 50% de emissão no mesmo ano, segundo o especialista Rafael Ribeiro.  

Nesse contexto, como entram as finanças sustentáveis? Elas vêm com a proposta de integrar a sustentabilidade nas tomadas de decisões sobre a locação e o acúmulo de capital. O que isso quer dizer na prática? A ideia é estimular esse tipo de ação no mercado financeiro e incluir essa integração como ponto de influência nas decisões de  investidores, instituições financeiras, entre outros agentes de mercado, para a liberação de crédito ou de outros produtos e serviços disponíveis. E para isso, claro, contar com um conjunto de ferramentas de regulações e normas de processos, tudo pensado especialmente para o sistema financeiro, como já existem no Brasil resoluções e outros normativos publicados pelo Banco Central do Brasil. 


Foco prudencial x Uso de recursos

Existem duas grandes áreas de atuação das finanças sustentáveis:

  • Foco prudencial

Tem sido trabalhado pelos bancos centrais de todo o mundo, visa a gestão de riscos sociais e ambientais com ferramentas de gestão, como também a divulgação de tais riscos. E tem como pilar a exposição das carteiras que revela qual a exposição das instituições financeiras e seus riscos socioambientais e climáticos. Quer saber mais? Confira a primeira live da Jornada ProsperaCoop e conheça o Bureau de Crédito Rural Sustentável, uma iniciativa do Banco Central do Brasil nesta direção.

  • O uso de recursos  

Passou a ser mais desenvolvido a partir dos mercados de capitais e visa rotular projetos e instrumentos financeiros como sustentáveis. Para isso, o foco está na padronização de processos e compliance, assegurando a sustentabilidade dos projetos financiados. 


Emissões rotuladas

A rotulação de ações é uma das principais formas de validação das finanças sustentáveis. No Brasil, Rafael explica que seguimos princípios definidos por órgãos internacionais como o CBI (Climate Bonds Initiative) e o ICMA (International Capital Market Association). Essas organizações publicam guias de criação de títulos rotulados, como:

  • Green Bonds Principles: buscam apoiar os emissores no financiamento de projetos ambientalmente saudáveis e sustentáveis que promovam uma economia de emissões líquidas zero e protejam o meio ambiente.
  • Social Bonds Principles: arrecadam fundos para projetos novos e existentes que abordam ou amenizam uma questão social específica e/ou buscam alcançar resultados sociais positivos.
  • Sustainable Bonds Principles: buscam apoiar os emissores no financiamento de projetos socialmente sólidos e sustentáveis ​​que alcancem maiores benefícios sociais.
  • Sustainability Linked Bonds Principles: focado para o uso dos participantes do mercado e destinam-se a orientar o fornecimento de informações necessárias para aumentar a alocação de capital para esses produtos financeiros.

Através de uma avaliação independente, a emissão de títulos rotulados serve a diversas finalidades, a depender do usuário. Bancos e instituições financeiras, agências reguladoras, investidores, tomadores de crédito, outros agentes do mercado e formuladores de políticas públicas podem utilizar os títulos para gerar conforto a investidores, gerir riscos, minimizando a exposição a possíveis problemas ambientais ou sociais, avaliar políticas e muito mais.  


Emissões rotuladas no Brasil

Por aqui, vemos um crescimento considerável das emissões rotuladas desde 2019. O país já conta com 258 títulos rotulados por emissoras brasileiras, somando R$ 95 bilhões, em setores que vão do corporativo ao agro, passando por florestamento e energia solar.   

Por falar em energia fotovoltaica, Rafael trouxe três casos de títulos emitidos no Brasil, e um deles, com foco em energia solar, foi protagonizado pelo Sicredi, um dos maiores sistemas cooperativistas de crédito do país! Com 3 emissões desde 2021, somando R$ 1 bilhão com utilização do instrumento Bonds, a  primeira instituição financeira cooperativa do Brasil é exemplo nacional em finanças sustentáveis!


Mais sobre o nosso palestrante 

Ele faz parte de uma estrutura de veículos financeiros e atrai capitais comerciais para esses veículos, além de bem como coordenar parcerias de originação, analisar projetos de crédito e realizar faz o monitoramento e a gestão de riscos e impactos do portfólio. Além disso, a instituição presta ainda assessoria e consultoria estratégica para projetos de grande impacto nas cadeias da sociobioeconomia, envolvendo diretamente então as finanças sustentáveis. 


O ProsperaCoop 

Composto por workshops, palestras, lives, pílulas de conhecimento, curso EAD, material didático e até uma premiação no maior Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito da América Latina, o ProsperaCoop é um programa desenhado pela Confebras para fomentar discussões sobre o tema ESG e práticas com esse foco dentro das cooperativas de crédito. 

A Jornada ProsperaCoop é uma das ações desse projeto, que ainda conta com muitas outras oportunidades de capacitação para cooperados e cooperativas! Acompanhe as nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. E, para saber mais sobre o ProsperaCoop, clique aqui!

Saiba mais sobre as finanças sustentáveis e como elas impactam a captação desses recursos assistindo à live completa aqui. Ao final, nosso palestrante respondeu perguntas importantes do segmento, confira. Além dessa, todas as lives da Jornada ProsperaCoop estão disponíveis em nosso canal do YouTube.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS