fbpx

5 vezes em que as cooperativas de crédito ajudaram a cuidar do planeta

A sustentabilidade está no DNA do cooperativismo, um modelo de negócios que tem entre seus princípios e valores a construção de um mundo mais justo e sustentável para todos. Para as cooperativas de crédito, em especial, cuidar do meio ambiente é uma oportunidade de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam — um diferencial competitivo em um mercado que valoriza, cada vez mais, o compromisso com os pilares ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança).

O cooperativismo tem a Agenda ESG na sua essência”, garante o presidente da Confebras, Moacir Krambeck. ” Para as cooperativas de crédito, existem oportunidades que vão além da realização de programas de responsabilidade socioambiental. Elas podem, por exemplo, disponibilizar linhas de crédito para empresas e projetos comprometidos com o meio ambiente. Também podem criar soluções financeiras que  apoiem o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Existe um oceano de oportunidades pronto para ser navegado”.

Sempre atenta às oportunidades abertas para o cooperativismo financeiro, a Confebras selecionou 5 cases de cooperativas que investiram no meio ambiente para garantir um futuro melhor para seus cooperados e para comunidades em diferentes pontos do país. Confira e inspire-se!

 

1- Cresol: crédito para soja produzida com boas práticas ambientais 

O agronegócio é um dos setores com muitas oportunidades para desenvolvimento de práticas sustentáveis. Alinhada a essa tendência, a Cresol tem atuado sistematicamente no apoio ao financiamento de tecnologias e iniciativas sustentáveis para o campo.

Uma delas é o apoio a propriedades que buscam a certificação internacional de soja sustentável RTRS, utilizada para atestar lavouras que respeitam condições ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Para ter acesso à certificação, as propriedades têm que passar por uma auditoria com 108 critérios, como zero desmatamento, boas práticas agrícolas, destinação adequada de resíduos, respeito à legislação ambiental, entre outros.

A Cresol apoia 11 propriedades na obtenção da certificação de soja responsável. Em 2021, foram certificados 27.746 créditos de soja de produtores que utilizaram créditos das cooperativas do sistema. Cada crédito equivale a uma tonelada de soja produzida em condições sustentáveis.

Além da soja certificada, a Cresol possui 33 linhas de financiamento sustentáveis, com mais de 1,9 mil operações realizadas em 2021, que totalizaram mais de R$ 146 milhões em créditos.

 

2– Únilos: quando cooperados e pix viram árvores 

A conta é simples: para cada novo cooperado ou chave pix cadastrada, uma árvore é plantada. Com essa ideia, a Únilos, uma cooperativa do Sistema Ailos, já plantou mais de 15 mil mudas em Santa Catarina e pretende chegar a 25 mil até o fim de 2023.

A iniciativa tem deixado a região da Grande Florianópolis mais verde e os benefícios serão usufruídos por várias gerações. A campanha, iniciada em 2020, consiste na doação de uma muda nativa para cada cooperado que se associar à Únilos e também para cada cooperado que cadastrar ao menos uma chave pix em sua conta da coop.

Com o projeto, a Únilos tem ajudado a reflorestar áreas degradadas e a aumentar a arborização urbana na região metropolitana da capital catarinense. A cooperativa trabalha em parceria com as fundações do Meio Ambiente dos municípios de Florianópolis, São José e Palhoça, que indicam as espécies de árvores necessárias e onde devem ser plantadas.

A iniciativa faz parte do compromisso da Únilos com a Agenda 2030, um plano da Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger o meio ambiente e o clima e promover um mundo melhor.

 

3- Sicoob Credicooper: recuperação de nascentes em Minas Gerais 

Inspirado no lema “o futuro depende do que fazemos no presente”, o Sicoob Credicooper, de Caratinga (MG), investe desde 2016 na preservação de nascentes de rios da região para deixar sua contribuição sustentável para as futuras gerações.

Em sete anos, o Programa Nascente Viva já recuperou 39 olhos d’água. O trabalho envolve parcerias com especialistas e mobilização da comunidade em iniciativas como o plantio de mudas nativas para reflorestar as áreas no entorno das nascentes e garantir sua preservação.

O programa também inclui ações de educação ambiental, palestras, seminários, dias de campo e consultorias. O objetivo é engajar não só os cooperados, mas toda a comunidade na tarefa de cuidar das nascentes, em especial as do Ribeirão do Lage, principal manancial da Caratinga.

Desde 2016, por meio do projeto, a cooperativa doou 15 mil mudas para o reflorestamento de 150 hectares e apoiou o manejo de solo em cerca de 1 mil hectares. As iniciativas têm apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), escolas e órgãos públicos da região.

Em 2022, o Programa Nascente Viva do Sicoob Credicooper foi vencedor do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano na categoria Desenvolvimento Ambiental. Promovido pelo Sistema OCB, o prêmio reconhece boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade.

 

4- Sicredi Evolução: agência 100% sustentável 

 

Imagine uma agência de cooperativa construída com o reaproveitamento de contêineres, que gera sua própria energia elétrica e aproveita a água da chuva em seu abastecimento. Ela existe, fica em João Pessoa, e faz parte da rede de atendimento do Sicredi Evolução, a maior instituição financeira cooperativa do Nordeste.

Localizada na principal avenida da cidade, a Agência Epitácio Pessoa combina tecnologia e inovação em um projeto 100% sustentável. A unidade foi construída com 22 contêineres e se tornou a primeira agência financeira de grande porte erguida com esse material na América Latina. A escolha do material possibilitou a construção em apenas seis meses e baixo desperdício de materiais.

A agência utiliza energia solar e reaproveita água da chuva. Os atributos sustentáveis levaram a agência do Sicredi Evolução a ser a primeira construção da capital paraibana a receber a certificação internacional LEED, que atesta a sustentabilidade de uma edificação baseada em critérios como redução do consumo de água e energia, uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental e redução dos efeitos das mudanças climáticas.

A sustentabilidade da agência também beneficia diretamente os cooperados, que têm à disposição carregador de carros elétricos e bicicletário.

 

5- Unicred Eleva – intercooperação para descarte correto de resíduos 

No cooperativismo, sabemos muito bem que a união faz a força, tanto que a ajuda mútua entre as cooperativas é um dos nossos princípios. Em um exemplo de intercooperação com foco na sustentabilidade ambiental, a Unicred Eleva de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, se juntou à Unimed Missões e à Unimed Fronteira Noroeste para atuar no recolhimento de pilhas, baterias, aparelhos celulares, carregadores e cartões plásticos.

As três cooperativas mantêm em suas agências totens para coleta desses resíduos. O objetivo é evitar que esses materiais sejam descartados em locais inapropriados e provoquem danos ao meio ambiente, principalmente no caso de pilhas e baterias, que podem contaminar o solo e lençóis freáticos.

Após o recolhimento nas cooperativas, os resíduos são coletados por uma empresa especializada, que realiza o descarte correto de cada tipo de resíduo. A Unicred Eleva, a Unimed Missões e a Unimed Fronteira Noroeste também aproveitam o serviço para descarte de papel para reciclagem e reutilização.

Em 2022, 9 toneladas de pilhas e baterias foram deixadas nas cooperativas e encaminhadas para o descarte correto e 23 toneladas de papel foram entregues para reciclagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.