fbpx

Prêmio ProsperaCoop: mostre que sua cooperativa financeira está comprometida com negócios sustentáveis

As iniciativas ESG, de ações ambientais, sociais e de governança (do inglês Environmental, Social and Governance) fazem parte da agenda estratégica do cooperativismo financeiro e têm se consolidado como mais um diferencial competitivo do modelo de negócio cooperativista.

“Com vocação sustentável na sua essência, o cooperativismo encontrou no ESG uma nova forma de mostrar à sociedade que é possível aliar resultados e performance com cuidado ambiental, impacto social e gestão ética”, afirma a superintendente da Confebras, Telma Galletti.

 

Para reconhecer o compromisso do segmento financeiro cooperativista com as ações ESG e com um futuro mais sustentável, a Confebras criou o Prêmio PropseraCoop, que está com inscrições abertas até 23 de abril de 2024. A premiação tem o apoio institucional do Banco Central do Brasil.

A iniciativa vai premiar as melhores práticas de sustentabilidade promovidas pelas cooperativas financeiras de todo o país em quatro categorias: Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis.

O  Prêmio PropseraCoop é aberto a todas as cooperativas financeiras sediadas em território nacional e que se encontrem em funcionamento regular. Podem ser inscritos projetos ESG implementados nos últimos cinco anos. Cada cooperativa pode registrar um projeto por categoria.

Confira cinco dicas para uma inscrição de sucesso no Prêmio ProsperaCoop:

 

1- Confira o regulamento 

O primeiro passo é acessar o site do prêmio e conferir todas as informações do regulamento. O documento detalha as condições de participação, os projetos elegíveis em cada categoria, os documentos necessários para comprovação, os critérios de seleção e classificação, além de outras informações relevantes.

2- Selecione os melhores projetos ESG da sua coop 

O Prêmio ProsperaCoop tem quatro categorias: Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis. Se a sua coop implementou iniciativas nessas áreas nos últimos cinco anos, faça um levantamento dos projetos e defina em qual categoria eles podem ser inscritos. Cada cooperativa pode inscrever um projeto por categoria, ou seja, uma mesma coop pode ter até quatro iniciativas inscritas no prêmio.

3- Organize os documentos

A inscrição dos projetos nas respectivas categorias requer a comprovação por meio de documentos. A lista completa está no formulário de inscrição, que pode ser baixado previamente. Junte todos os elementos requeridos e consolide as informações em um único arquivo em formato PDF, que será anexado à inscrição de cada projeto.

4- Preencha o formulário com atenção 

O formulário de inscrição está disponível no site https://premioprospera.coop.br/. Para garantir o preenchimento com atenção, é possível fazer o download do arquivo e preparar a sua inscrição com antecedência, como um rascunho, e posteriormente fazer a submissão da inscrição através do link de inscrição.

5- Fique atento aos prazos 

As inscrições para o Prêmio ProsperaCoop vão até o dia 23 de abril de 2024. Entre os dias 20 e 22 de maio de 2024, serão divulgados os projetos qualificados para a próxima etapa de seleção.

 

Reconhecimento no 15º Concred 

Cada categoria do Prêmio ProperaCoop terá três finalistas, classificados em 1º, 2º e 3º lugares. Os premiados receberão um Troféu de Reconhecimento entregue pelo escritor britânico John Elkington, referência mundial em responsabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável; terão os projetos divulgados no site e redes sociais da Confebras e publicados no E-Book Melhores Práticas Sustentáveis do Cooperativismo de Crédito brasileiro, editado pela Confebras.

A cerimônia de premiação ocorerrá durante a abertura do 15º Concred, em Belo Horizonte, no dia 7 de agosto de 2024. Os vencedores também terão um espaço na programação do Concred para apresentação dos projetos para o público do congresso.

Jornada 

Levar as cooperativas financeiras a um nível de excelência nos pilares ESG é uma agenda prioritária para a Confebras. O Prêmio ProsperaCoop é parte do Programa ProsperaCoop, uma jornada de informação e capacitação para apoiar as cooperativas na transição para negócios cada vez mais sustentáveis.

Juntos, vamos mostrar à sociedade o compromisso do cooperativismo financeiro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e com a Agenda 2030, um plano de ação global com metas para um mundo mais justo, próspero e sustentável.

Não perca essa oportunidade de mostrar como sua cooperativa contribui para o desenvolvimento sustentável e para o futuro do nosso modelo de negócio

Inscreva agora os projetos ESG da sua cooperativa no Prêmio ProsperaCoop. O prazo termina dia 23 de abril de 2024.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS