fbpx

Tipos diferentes de liderança são destaque em webinar ConectCoop

Livro “Lições de liderança – A trajetória de José Valdir”, lançado pela Editora Confebras, foi tema de uma roda de conversa nesta terça-feira (dia 28)   

Reconhecido por estabelecer um novo conceito de liderança cooperativista, o economista e atual presidente do Conselho de Administração da Cooperforte, José Valdir Ribeiro dos Reis, foi o convidado de honra do webinar promovido nesta terça-feira (dia 28), às 15h, pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). No encontro, realizado para debater o livro “Lições de liderança – A trajetória de José Valdir”, o líder cooperativista e o autor Ruy Matos apresentaram quatro tipos de liderança – garantidora, democrática, inovadora e educadora – exercidos de forma inspiradora na vida profissional de José Valdir.  

O evento online, mediado pelo presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário dos Santos, iniciou com uma apresentação de José Valdir, cuja trajetória profissional inclui 30 anos no Banco do Brasil, sendo três deles como presidente da Previ, e 25 anos de atuação na Cooperforte. Nas palavras de Rogaciário, o livro apresenta de forma magistral e inusitada – já que foi construído a partir da colaboração de muitas pessoas – os fenômenos da liderança nos diversos aspectos da trajetória de um profissional. “É um legado para os atuais e futuros líderes, em um momento que considero muito crítico em relação à necessidade de lideranças autênticas”, ressaltou. 

 

Liderança garantidora 

Conquistar a confiança das pessoas é fundamental para se tornar um líder garantidor e isso só se adquire no dia a dia, na visão de José Valdir. “É importante exercer o seu papel de liderança mostrando à equipe que você está fazendo as coisas de forma correta e que irão dar resultado”, destacou. Um dos exemplos citados por ele é a campanha lançada para aumentar o número de cooperados assim que ingressou na Cooperforte, em 1997.  

“Na época tínhamos 38 mil associados e esse quadro estava caindo. Tivemos a ideia de fazer a campanha para atingir 100 mil associados. Ninguém acreditava que seria possível, mas com muita dedicação, eficiência e perseverança conseguimos conquistar esse número de associados em um período não muito longo”, avalia. 

 

Liderança democrática 

A ousadia para romper com os velhos hábitos e propor um novo modelo de liderança foi apontada por Rogaciário como outra qualidade de José Valdir, que, na sua opinião, “conquistou isso não com autoridade, mas com a legitimidade de um líder”. Sobre os desafios para quebrar esses paradigmas na gestão, José Valdir conta que agiu com naturalidade, sem perceber que estava fazendo algo além do seu dever. 

Segundo Ruy, a gestão durante muito tempo foi vista como um tabu. “É comum observar em instituições públicas ou privadas, como se ocorresse apenas um fenômeno técnico e financeiro. Mas na verdade, o que se percebe é que em uma instituição como a Previ, e depois a Cooperforte, não é somente um sistema de relações de trabalho, e sim um sistema político, de relações de poder, que podem ser exercidas de maneira coercitiva, autoritária e burocrática ou de modo democrático e participativo. O líder legítimo tem um poder de realização muito maior do que o líder que tem o poder burocrático e autoritário. Ele é seguido por todos”, ponderou. 

Nesse quesito, José Valdir relembrou uma ação que teve grande impacto na Cooperforte e que considera um marco na sua administração: a implantação do Erro Zero. “A ideia de fazer reuniões semanais e relatar todos os erros cometidos com os associados na época gerou um rebuliço, porque ninguém gostava de dizer que tinha errado e de ser criticado. Mas quando começamos as reuniões os erros reduziram significativamente e depois, por meio de uma pesquisa, foi constatado um índice muito alto de satisfação do cliente, que nunca havíamos alcançado”, orgulha-se. 

 

Liderança inovadora 

Ao falar sobre o tema liderança inovadora, Rogaciário citou o Brasil como um país pouco inovador – no ano passado, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) divulgou o Índice Global de Inovação (IGI) 2021, que traz o Brasil na 57ª posição entre os 132 países participantes. Considerando esse contexto, o mediador questionou Ruy Matos sobre as fontes em que José Valdir buscou inspiração para se tornar um líder inovador. 

De acordo com Ruy, há dois aspectos importantes nessa construção de liderança inovadora de José Valdir, sobretudo com foco no cliente. “Um deles é que ele soube aproveitar muito bem os feedbacks e críticas dos clientes, considerando-os como uma espécie de consultor da empresa. O Zé Valdir pegou muitas ideias do cliente e transformou em projetos inovadores, além de ideias de colaboradores. A gestão democrática combinada à liderança garantidora de certo modo cria uma cultura inovadora, em que as pessoas passam a não ter medo de apresentar suas ideias”.  

 

Liderança educadora  

No que se refere à liderança educadora, Rogaciário evidenciou o papel determinante de José Valdir como grande incentivador da busca pelo conhecimento e aprimoramento em suas gestões. O líder cooperativista teve uma influência relevante inclusive no estímulo à publicação de livros na Confebras – onde atuou como vice-presidente de 2003 a 2007 – e no incentivo à participação de colaboradores da Cooperforte em cursos EaD. 

De acordo com José Valdir, em determinado momento, ele percebeu que o ensino sobre cooperativismo no Brasil era fraco e decidiu ir ao exterior para conhecer os sistemas cooperativos de países como Canadá e Estados Unidos. “Eu trouxe muitos subsídios dessas viagens, dentre eles um livro escrito por um americano sobre o desenvolvimento do cooperativismo na América do Norte. Esse livro, chamado “Cruzada”, nós conseguimos o direito de traduzir para o português e distribuímos através da Confebras”. 

 

Próximo webinar

Organizado pela Confebras, dentro do projeto ConectCoop, em parceria com a Cooperforte, o ciclo de debates sobre a obra biográfica de José Valdir contará com outros dois encontros nos meses seguintes. O próximo webinar está marcado para o dia 20 de julho e vai abordar os conceitos de liderança cidadã, estratégica, cooperativa e humanitária. E no dia 11 de agosto, um encontro presencial com José Valdir e Ruy Matos está programado durante o 14º Concred, em Recife (PE), para encerrar a série. 

 

Para assistir ao webinar “Lições de liderança – A trajetória de José Valdir”, acesse o canal da Confebras no YouTube!

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS