fbpx

Exposição celebra 120 anos do Cooperativismo de Crédito no 14º Concred

O ano de 2022 é muito especial para o ramo Crédito do cooperativismo brasileiro! 

Nosso movimento celebra os 120 anos de fundação da primeira cooperativa financeira do Brasil e da América Latina, criada em 28 de dezembro de 1902. Foi a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, agora chamada de Sicredi Pioneira, cuja sede fica em Nova Petrópolis, na serra gaúcha. 

Como forma de enfatizar a importância de um momento tão marcante, a Confebras prepara uma justa homenagem. O 14º Concred terá uma exposição inédita que vai celebrar os 120 anos do Cooperativismo de Crédito. Será mais um marco para a trajetória do maior evento do setor na América Latina, em sua primeira edição híbrida. 

 

Um registro imperdível 

A exibição vai fazer parte da Feira de Negócios Cooperativistas, tem curadoria interna e é organizada em parceria com a Sicredi Pioneira. Todos os participantes do formato presencial do 14º Concred poderão visitar a mostra, que registra a história cooperativista. 

É uma iniciativa que, como bem destaca a coordenadora de projetos da Confebras, Elen Morais, reforça a importância e a solidez do cooperativismo enquanto modelo econômico e de negócios.  

“Muitos dos valores utilizados em divulgações e ‘filosofias’ de bancos e startups financeiras nos dias atuais estão intrínsecos no cooperativismo financeiro. Sem sombra de dúvida, este foi um forte pilar que fez o setor chegar ao patamar em que está hoje”, afirma Elen Morais. 

Elen menciona também que desde a edição de 2018, em Florianópolis, o Concred vem reforçando seu braço cultural. Na ocasião, foi celebrado os 200 anos do nascimento de Friedrich Wilhelm Raiffeisen, outro grande precursor do cooperativismo, também por meio de uma exposição. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS