fbpx

Cooperativismo é inspiração para os brasileiros

Nos últimos dois anos, o mundo foi impactado pela pandemia da Covid-19. Um período marcado por incertezas e dificuldades, em que vimos o despertar da sociedade para o cuidado consigo e com o próximo. Vizinhos, famílias e empresas se uniram para trabalhar de forma colaborativa, impactando e melhorando a nossa consciência coletiva enquanto sociedade, valor fundamental e que faz parte da essência do sistema cooperativista.                          

Mas a situação grave que a pandemia nos impôs também trouxe aprendizados. Um deles, foi o alerta às pessoas sobre a importância da proteção. O brasileiro adquiriu mais consciência sobre o planejamento da sua vida financeira, no presente e no futuro, ampliando também a sua preocupação com a mitigação de riscos imprevisíveis. Essa evolução de perspectivas se comprova com o aumento nas buscas por produtos de proteção e planejamento financeiro nos últimos anos, como o seguro de vida e a previdência, que seguem em crescimento mesmo no pós-pandemia. Só no primeiro trimestre de 2022, segundo levantamento feito pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o número de contratos de seguros de vida individuais cresceu 17,8%. A pesquisa também constatou que a Previdência complementar registrou alta de 14,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

A Icatu atua junto ao cooperativismo há mais de 20 anos. A aproximação da seguradora com o sistema nos impulsionou a criar a Icatu Coopera, que evidencia o nosso compromisso de construir relações de mutualismo, reforçando nosso desejo de entregar o melhor aos brasileiros. É sob essa ótica que a companhia viabilizou formas de atender com exclusividade as cooperativas, auxiliando amplamente na prevenção econômica dos riscos sociais. As cooperativas são parceiras importantes para que o nosso propósito de atuar como agentes de estabilização social das pessoas, das famílias e, por fim, das sociedades, seja cada vez mais fortalecido. 

O momento que vivenciamos mostrou o quão frágil é a vida e como é importante cuidarmos de nós e dos outros. O que é tão bem representado no setor cooperativo, que busca o equilíbrio entre o lado econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade. Dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro (Sistema OCB/2021), indicam que as cooperativas estão presentes em mais de 150 países. Só no Brasil existem mais de 4,8 mil, reunindo mais de 17,1 milhões de pessoas cooperando por um mundo melhor e agregando desenvolvimento à economia brasileira em diferentes áreas de atuação. O setor ainda gera mais de 455 mil empregos diretos, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. 

É tempo, portanto, de todos nós, como da sociedade, nos inspirarmos ainda mais nos valores do cooperativismo, que historicamente teve papel fundamental na construção do Brasil e que se faz mais necessário do que nunca para ensinar que é na colaboração para o bem comum que vamos construir um caminho próspero. Neste segmento, a Icatu Coopera trabalha como uma ferramenta do sistema cooperativista, fornecendo produtos de seguro de vida e previdência que se adequam à realidade dos indivíduos. E, assim, ao impactarmos positivamente cada um dos cooperados, impactamos também as comunidades nas quais estamos inseridos. 

 

*César Saut – Vice-Presidente corporativo da Icatu Seguros. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS