fbpx

Lideranças do cooperativismo de crédito se reúnem em congresso brasileiro

14º Concred será no formato híbrido e promete ser o maior de todos os tempos 

“Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0” será o tema do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred). O evento, realizado pela primeira vez em formato híbrido, já registra número recorde de mais de 2.500 inscrições presenciais, confirmando adesão expressiva do setor à programação que contará com mais de 20 palestrantes, debates importantes e oportunidades de negócio

O 14º Concred, que vai ocorrer entre 10 e 12 de agosto, em Recife (PE), foi lançado oficialmente para a imprensa nacional esta semana durante a realização de uma live, com a apresentação de números que confirmam a importância do cooperativismo financeiro para o crescimento do Brasil. O congresso é uma realização da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), com a correalização da filiada Sicoob Central Nordeste e o apoio do Sistema OCB/PE. A ideia é promover uma reflexão sobre o futuro da sociedade e do mundo dos negócios, a partir de uma análise inovadora de cenários e tendências apresentados por especialistas de renome nacional e internacional. 

 

Dados sobre o cooperativismo de crédito 

Números de destaque do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) disponibilizados pelo Banco Central e tratados pelo BureauCoop – ferramenta de BI da Confebras – foram apresentados durante o evento digital. Atualmente, o Brasil conta com mais de 14,6 milhões de cooperados associados a 818 cooperativas de crédito e 8.070 pontos de atendimento localizados em todas as regiões do país. (Data-base Dezembro/2021). 

 

Mais sobre o 14º Concred 

Entre os destaques da programação, citados na live por Brunna Barbosa, coordenadora de Eventos da Confebras, com participação especial do economista e jornalista Luís Artur Nogueira, estão o Ecossistema do SNCC, local de intercooperação entre todos os sistemas e as cooperativas de crédito independentes; a Feira de Negócios Cooperativista, instalada em uma área de mais de 9 mil m², com cerca de 40 expositores; o Estúdio ConectCoop, espaço para entrevistas feitas por Luís Artur Nogueira; o Espaço Integração Juventude, uma programação exclusiva e gratuita para cerca de 1000 jovens de até 35 anos; e a Arena 5.0, área para palestras em formato 360°, com três arquibancadas e capacidade para 200 pessoas cada.

No congresso, os participantes ainda terão a oportunidade de conferir a exposição inédita “120 Anos do Cooperativismo de Crédito”, que vai relembrar a evolução do cooperativismo financeiro no Brasil desde a fundação da primeira cooperativa de crédito brasileira pelo padre Theodor Amstad, a Sicredi Pioneira RS, em 1902. 

  

Evento é referência no Brasil e na América Latina 

Em 24 anos de história, o Concred se consolidou como o maior evento do cooperativismo financeiro da América Latina, propondo o debate sobre assuntos de grande relevância para o mundo cooperativista, em especial para o Ramo Crédito. Na edição anterior, em 2021, o 13º Concred inovou ao realizar um evento 100% digital, reunindo aproximadamente 3 mil participantes e mais de 40 palestrantes. Já em 2018, a última edição em formato presencial, foram cerca de 2 mil congressistas e 39 palestrantes reunidos em Florianópolis (SC).

“O Concred, ao longo destes anos, tem levado a mensagem mais importante do cooperativismo: as cooperativas são feitas por pessoas e para pessoas. A Confebras tem esta missão, de difundir os princípios e valores cooperativistas aos quatro cantos do Brasil, para que a população conheça com profundidade o que é o cooperativismo. Temos certeza de que esta 14ª edição será um grande sucesso, contribuindo para que o cooperativismo avance cada vez mais no país e seja um instrumento de inclusão financeira e social”, destacou o presidente da Confebras, Moacir Krambeck. 

  

Espaço para crescimento no Nordeste 

Recife será a sede do 14º Concred e Pernambuco, assim como os demais estados do Nordeste, representa um grande potencial de crescimento para o cooperativismo de crédito. Hoje, Pernambuco conta com sete cooperativas de crédito e pouco mais de 100 mil cooperados, enquanto no Nordeste são 56 cooperativas e cerca de 715, 9 mil cooperados, somando os nove estados da Região (BureauCoop – RAIS/2020).

Um dos convidados da live, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, ressaltou que o Nordeste tem um grande espaço para a expansão do cooperativismo, sobretudo no Ramo Crédito. “O que falta é conhecimento, pois nossa população não tem informações mais robustas sobre o cooperativismo. E o 14º Concred é uma bela oportunidade de divulgar, massificar e expandir as notícias e informações sobre este movimento extraordinário. Este congresso é um presente para todo o Nordeste brasileiro, porque esta é a região que mais precisa crescer na composição geral do cooperativismo de crédito nacional”, pontuou.

Diretor executivo do Sicoob Central Nordeste, Neilson de Oliveira, destacou a importância das cooperativas de crédito na promoção da justiça financeira e prosperidade nas comunidades. Propósito, que, na sua opinião, está totalmente alinhado com o Concred. “Apoiar a realização desse evento é um orgulho muito grande para nós, porque temos a oferta de serviços e soluções financeiras, levando para a comunidade maior justiça financeira, um serviço diferenciado, preços justos e o mais importante, o cuidado com as pessoas. Hoje o Sicoob tem desempenhado um papel fundamental na inclusão financeira das nossas comunidades, atendendo inclusive a um grande chamado do Banco Central, que tem promovido o incentivo ao crescimento do cooperativismo financeiro nas regiões Nordeste e Norte do Brasil”, frisou.

Para assistir à live acesse nosso canal do Youtube: 

Contatos – Assessoria de Imprensa 

Marta Bertelli – (48) 9 9963-0416
Fabiana Roza – (47) 9 9910-8604  

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS