fbpx

BureauCoop mostra avanço surpreendente do Cooperativismo de Crédito

A adesão às instituições cooperativistas de crédito e seus serviços financeiros têm crescido muito nos últimos anos.

A expectativa é de que surjam 1,3 mil novas agências até o final de 2022, o que demonstra um avanço contínuo, uma onda duradoura de crescimento verificada pelo próprio Banco Central. 

Em estudo sobre a participação das cooperativas de crédito no sistema financeiro nacional, o BC registra um significativo impulso. Acompanhamos de perto esse ritmo positivo a partir do BureauCoop, plataforma digital baseada em inteligência de dados e desenvolvida pela Confederação.  

A solução foi idealizada para ser o mais claro, intuitivo e atual painel de dados do Cooperativismo Financeiro do Brasil.  

Na aplicação, os dados oficiais do Sistema Nacional do Cooperativismo de Crédito (SNCC) podem ser consultados de forma prática e direta. O usuário encontra e filtra informações conforme seu interesse e necessidade. Comparativos e evoluções são disponibilizados em dashboards, numa perspectiva visual e dinâmica. 

Fazendo um recorte dos dados, chamamos a atenção ao quanto é promissor o comparativo entre setembro de 2020 e o mesmo mês de 2021, enfocando o cenário das cooperativas singulares no BureauCoop:  

  • O número total de cooperados, somados os novos associados das modalidades Pessoa Física e Jurídica, aumentou 12,5%, chegando a mais de 14 milhões. 
  • A carteira de crédito das cooperativas singulares saltou de R$ 181,85 bilhões, em setembro de 2020, para R$ 255,61 bilhões, um ano depois. Isso representa um avanço de 40,56%. 

Temos muito orgulho e é uma grande realização ver, no BureauCoop, a ferramenta que centraliza esses dados tão relevantes para o nosso segmento. Por isso, todo o empenho em tornar esse painel de dados cada vez mais útil”, comenta a superintendente da Confebras, Telma Galletti, que acompanha atentamente cada melhoria prevista no roadmap da plataforma. 

 

Novas atualizações em destaque 

As novas funcionalidades recentemente agregadas à plataforma e já disponíveis aos usuários tornam a ferramenta ainda mais completa.  

A área de dados financeiros, antes disponível no período trimestral, ganhou um submenu retroativo até março de 2010. A evolução na década pode ser filtrada por sistema cooperativo e instituição singular, num quadro histórico até junho de 2015.  

Outra novidade é a presença, no painel de informações, da posição ocupada por uma cooperativa ou sistema específico no ranking do Sistema Financeiro Nacional (SFN). 

Veja o panorama completo sobre o cooperativismo de crédito brasileiro aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS