fbpx

WOCCU: sustentabilidade está no centro da pauta do evento, que debaterá os desafios globais do cooperativismo de crédito

Liderança ética, inovação nos negócios e a transição para uma economia de baixo carbono são temas que estarão na agenda de cooperativistas de crédito de várias partes do mundo na próxima semana, durante a Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, WOCCU, sigla em inglês de World Council of Credit Unions. A reunião começa no domingo, 23 de julho, e deve reunir cerca de 3 mil participantes de 60 países em Vancouver, no Canadá.

 

Não há outro evento como a Conferência Mundial para se conectar com uma diversidade inigualável de perspectivas e a oportunidade de explorar soluções para nossos desafios globais compartilhados”, afirmou o diretor de Serviços aos Membros do WOCCU, Thomas Belekevich, em entrevista à Confebras.

 

Thomas Belekevich, Diretor de Serviços aos Membros – WOCCU

Um dos principais eventos internacionais do cooperativismo de crédito, a Conferência do WOCCU debate temas de interesse do cooperativismo financeiro mundial em uma ampla programação com palestras, workshops, visitas a instituições cooperativas, oportunidades de negócios e intercooperação e muito networking.

“As sessões principais deste ano incluirão perspectivas sobre liderança ética na interseção da criatividade e inovação nos negócios. Os participantes aprenderão como as tendências emergentes afetarão o futuro de nossa força de trabalho e mercado. Juntos, vamos explorar estratégias para fortalecer as conexões humanas e colocá-las em prática à medida que construímos relacionamentos com nossos colegas em todo o mundo”, destaca Belekevich.

A sustentabilidade, tema presente de forma transversal no trabalho e na atuação das cooperativas de crédito, também estará no centro dos debates durante a Conferência Mundial do WOCCU. Segundo Belekevich, diante do agravamento da mudança climática e das consequências do aquecimento do planeta sobre comunidades em todo o mundo, as cooperativas de crédito devem fazer parte da solução e ajudar comunidades a se adaptar e enfrentar esse desafio.

 

A mudança climática é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta hoje e as cooperativas de crédito em todos os lugares serão afetadas. Nossas instituições financeiras comunitárias estão idealmente posicionadas para apoiar os esforços para fortalecer a resiliência e incentivar a transição para uma economia de baixo carbono”, pondera. Durante a reunião em Vancouver, haverá uma série de sessões dedicadas a aprofundar questões ligadas à sustentabilidade e resiliência.

 

A Confebras vai participar da Conferência Mundial ao lado de representantes de cooperativas do Sescoop Rondônia, Sicoob Central São Paulo, Sicoob Nossocrédito, Sicoob Credip, Sicoob Central Unicoob, em uma delegação com 36 cooperativistas. Além da programação oficial da conferência, o grupo do Intercâmbio Confebras terá uma agenda de atividades exclusivas, entre elas uma visita à Blue Shore Financial, uma cooperativa de crédito no Canadá com mais de 40 mil clientes e US$ 6,5 bilhões em ativos.

 

Intercooperação 

No cargo de diretor de Serviços aos Membros do WOCCU desde dezembro do ano passado, Belekevich afirma estar no “emprego dos sonhos” por ser um defensor da intercooperação e da busca de soluções compartilhadas para desafios do setor cooperativista financeiro.

 

Nossa rede é nosso patrimônio. Nossa força como organização é derivada das conexões que fazemos entre nossos membros. No fundo, somos uma plataforma para o crowdsourcing [construção coletiva, em tradução livre] de soluções”.

 

Belekevich antecipou que o WOCCU está trabalhando com a Fundação Mundial para Cooperativas de Crédito na construção de uma nova estratégia de engajamento cooperativo em escala global sob a marca “Pontes Globais”.

“Esta iniciativa responde à necessidade de uma plataforma onde as cooperativas possam se reunir em escala global para compartilhar, aprender e trabalhar juntas na criação de recursos para enfrentar nossos desafios globais compartilhados”, adiantou.

 

Inspiração no cooperativismo brasileiro 

Belekevich destacou a relevância global do cooperativismo de crédito brasileiro para o setor e disse que o modelo dos sistemas de cooperativas adotado no país tem potencial para inspirar o desenvolvimento de iniciativas semelhantes em outras partes do mundo.

 

O Brasil é extremamente importante dentro do sistema global de cooperativas de crédito. Em termos de cooperados, representa o quarto maior país do mundo, atrás dos Estados Unidos, Índia e Filipinas. Mas seu impacto vai além dessas estatísticas. O modelo único de cooperação utilizado pelas confederações no Brasil é um grande exemplo do potencial de expansão dos serviços financeiros por meio de estruturas colaborativas”, avaliou.

 

Além do modelo de organização, o representante do Conselho Mundial também apontou os intercâmbios cooperativistas promovidos pela Confebras como “oportunidades para fortalecer laços em nossa rede global” e destacou o painel de dados BureauCoop — que ele conheceu no início do ano, em uma visita à sede da Confebras, em Brasília.

Segundo Belekevich, a plataforma é “uma ferramenta valiosa para rastrear e identificar o impacto das cooperativas nas comunidades de todo o país” e tem potencial para ser replicada de forma global.

Acompanhe a Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito e a participação da turma do Intercâmbio Confebras no evento nas nossas redes sociais.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.