fbpx

Sejamos todos protagonistas na construção desta história!

A Confebras percorre uma trajetória plena de realizações e, mesmo em um ambiente nacional agitado e incerto nos cenários político e econômico – como especialmente foi no último triênio -, a Confederação prosseguiu firme em sua rota de crescimento, fortalecimento e consolidação. Essa conquista, inegavelmente, muito se deve à visão de futuro cada vez mais arrojada que se materializa no presente por meio de uma gestão pautada no protagonismo, no diálogo e na inovação.

Esse novo posicionamento institucional é marcado pela modernização estratégica da comunicação e do relacionamento com as filiadas e a sociedade, incluindo o estabelecimento de parcerias técnicas com importantes órgãos públicos e privados diretamente relacionados ao cooperativismo financeiro, a exemplo do Banco Central do Brasil e da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB.

Dos programas voltados especificamente para a atualização e qualificação de líderes e gestores cooperativistas, em âmbito nacional e internacional, até os projetos que objetivam promover a educação cooperativista e financeira de crianças e jovens. Das ações corporativas e representativas que visam defender os interesses do setor e estimular o aperfeiçoamento das filiadas e o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo até as iniciativas de divulgação nacional de datas importantes para nosso segmento, como o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito e o Dia Internacional do Cooperativismo.

Do programa de certificação cooperativista até os fóruns digitais, ambos em implantação pela Confebras, todos os resultados dessa vasta atuação mostram como a Confederação tem cumprido eficazmente sua missão, contribuindo para o desenvolvimento do País e para o bem-estar econômico-financeiro da população brasileira, em especial da grande parcela vinculada ao cooperativismo de crédito.

O sucesso do 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, realizado em Florianópolis, em novembro do ano passado, com público superior a 2 mil participantes e mais de 54 conferencistas e palestrantes, prova nossa competência na organização e realização do maior evento do cooperativismo financeiro da América Latina. E queremos mais!

Atualmente nosso quadro de filiadas reúne 32 organizações: 14 centrais, sendo 2 independentes; 15 cooperativas singulares, das quais 5 são independentes; 2 confederações e 1 federação e 486 cooperativas indiretas – números que são muito significativos no Sistema Nacional do Cooperativismo de Crédito.

Como se vê, cada vez mais a Confebras se reafirma como a grande instituição supra sistêmica do SNCC, com representatividade sólida, atuante e respeitada, de fundamental e absoluta importância para o desenvolvimento e a expansão do cooperativismo financeiro no Brasil. Entretanto, se essa condição, por um lado, traz grande reconhecimento e prestígio à Confederação, por outro, aumenta nosso compromisso e nossa responsabilidade de sempre ir mais longe, evoluir e superar.

É nesse sentido que desejo reiterar aqui a importância de que todas as filiadas continuem participando ativamente do cotidiano da Confederação para que sejamos, cada vez mais, protagonistas na construção dessa história. É oportuno lembrar desde já, que na segunda quinzena do mês de abril, a Confebras realizará em sua sede, em Brasília, as Assembleias Gerais 2019.

Conforme previsto no Estatuto da Confederação (Art. 28 Item III), essa Assembleia deverá ter em sua pauta, entre outros itens da Ordem do Dia, a “Eleição dos Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal”, visto que o mandato dos atuais membros desses Colegiados se encerra em abril do corrente ano.

Concluindo, vale destacar que este mecanismo de governança relativo aos órgãos estatutários da Confebras é altamente positivo, avançado e eficaz, pois ao mesmo tempo em que promove renovações, ao estabelecer o ingresso de novos membros, propiciando e estimulando a dinamização da gestão, também possibilita reeleições, de modo a evitar descontinuidades que venham a interromper processos bem-sucedidos e, assim, comprometer os avanços e conquistas alcançados pela Confederação.

Pelo aprimoramento, crescimento, fortalecimento, reconhecimento e desenvolvimento do cooperativismo financeiro em nosso país, sejamos todos protagonistas na construção dessa história!

Kedson Macedo

Presidente na Confebras e Diretor Executivo na Cooperforte

 

Data da publicação: 25/02/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.