fbpx

Projeto cooperativista capacita jovens para o mercado de trabalho na área de tecnologia

O Barracred Conecta é um programa de capacitação de jovens em tecnologia da informação integrado aos valores cooperativistas. A ideia surgiu em 2023, depois que a cooperativa de crédito Barracred, de Barra Bonita (SP), ampliou seu setor de tecnologia e sentiu falta de mão de obra especializada nessa área na região.

Decidimos criar um projeto com jovens na área da tecnologia, para que, além de fazer um trabalho preventivo com esses adolescentes, pudéssemos garantir orientação, capacitação e oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, lembra a coordenadora de Responsabilidade Social da Barracred, Andresa Baratela.

Com uma estrutura própria construída ao lado da cooperativa e que simula o ambiente de uma startup de tecnologia – com direito a áreas de descanso e refeitório – o programa Barracred Conecta oferece aulas teóricas e práticas de tecnologia da informação, inglês, treinamentos de habilidades pessoais e profissionais e valores cooperativistas.  “Buscamos desenvolver a liderança, autonomia, comunicação, trabalho em equipe, criatividade, produtividade, educação financeira, inteligência emocional, valores, autoconfiança e ética”, explica a coordenadora.

As aulas são conduzidas por professores especializados e também em parceria com uma faculdade local e a participação do time de Tecnologia da Informação da Barracred. O curso tem aulas diárias e um estágio profissionalizante ao final da etapa teórica. Durante todo o programa, os estudantes recebem alimentação e auxílio-transporte.

Para a primeira turma, em 2023, foram selecionados 20 jovens de 16 a 20 anos, todos filhos de cooperados da Barracred. O processo seletivo incluiu prova teórica, entrevistas e análise de perfil socioeconômico, para dar preferência aos que não teriam condições de pagar um curso semelhante.

 

Na segunda turma, que começou as aulas em agosto de 2023, a Barracred destinou 70% das vagas para filhos de cooperados e 30% para a comunidade em geral.

 

Impacto social 

Os primeiros estudantes formados pelo Barracred Conecta já estão no mercado de trabalho, com 75% de contratação após o estágio. E as empresas de tecnologia da região estão de olho na próxima turma, de acordo com a coordenadora do programa.

 

 O projeto está tornando o município de Barra Bonita um polo de empresas de tecnologia. Recentemente, uma delas nos requisitou 11 estagiários, então a busca por estagiários nessa área é crescente. Não temos estudantes em formação disponíveis para todas, até porque são áreas de tecnologia específicas, e avaliamos o perfil de cada um, mas as empresas têm demonstrado bastante interesse em participar do projeto”, conta Andresa Baratela.

 

Uma das estudantes da primeira turma formada pelo Barracred Conecta é Ieda Dias Oliveira, de 18 anos, que já conseguiu pagar a Carteira de Habilitação com seu próprio salário e se prepara para entrar na faculdade e continuar sua formação na área de tecnologia. “Conviver com pessoas diferentes me faz agregar pontos de vista ao meu modo de pensar, aprendo coisas novas todos os dias. Me tornei mais confiante e mais objetiva, com uma comunicação melhor”, conta.

Além do impacto direto na vida e trajetória profissional dos estudantes, o Barracred Conecta gera benefícios mais amplos, melhorando a qualidade de vida das famílias e da comunidade no entorno da cooperativa.

 

É um projeto preventivo, que afasta os jovens da violência e da ociosidade. Com o Barracred Conecta, conseguimos capacitar e encaminhar esses jovens para o primeiro emprego, revelando talentos para o mercado. Desta maneira, contribuímos para que eles se tornem protagonistas de suas próprias histórias, transformando sua realidade, a realidade da família e também da comunidade onde estão inseridos”, pondera Andresa Baratela.



Intercooperação para compartilhar bons projetos

Além do Barracred Conecta, a cooperativa Barracred tem programas de potencialização de renda dos cooperados e uma linha de crédito específica para o empreendedorismo. Todas essas iniciativas poderão ser compartilhadas com outras cooperativas de crédito brasileiras por meio da intercooperação.

A ferramenta para isso será a Plataforma Confebras UNE, iniciativa da Confebras para colocar em prática a intercooperação no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, conectando cooperativas independentes, centrais e sistemas para o compartilhamento de soluções. A Barracred é uma das parceiras da Confebras na plataforma.

 

A ideia é intercooperar para compartilhar inteligência de mercado, produtos e serviços que têm a marca coop. O nosso foco inicial serão as cooperativas independentes, mas temos certeza de que esse processo vai refletir em mais crescimento para todo o SNCC”, afirma a superintendente da Confebras, Telma Galletti.

 

A partir da Plataforma Confebras UNE, a cooperativa Barracred vai compartilhar a metodologia do programa Barraced Conecta –  a definição dos padrões de seleção, a grade de disciplinas, a carga horária e os programas de estágio – como referência para outras cooperativas que planejam implantar iniciativas nessa área.

Plataforma Confebras UNE está chegando

Sua cooperativa também pode fazer parte de uma grande rede de intercooperação e contribuir para o crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

A Plataforma Confebras UNE permitirá que todas as cooperativas financeiras possam compartilhar produtos e serviços diversos. Com a intercooperação só temos a ganhar, melhorando cada vez mais o nosso modelo de negócio. As soluções podem ser de diferentes áreas, como: tecnologia, educação, governança, auditoria, ouvidoria, comunicação e marketing, entre outras.

Cadastre a sua cooperativa e indique as soluções que deseja compartilhar: conteudo.confebras.coop.br/confebras-une-lancamento


 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.