fbpx

Lideranças femininas discutem igualdade de gênero em Live da Cresol Horizonte

Como está o cenário da participação feminina nas cooperativas de crédito brasileiras e quais são os desafios para aumentar suas conquistas e presença em postos de liderança? Este foi um dos pontos de partida da Live realizada ontem à noite, terça-feira (22), sob a organização da Cresol Horizonte – cooperativa que recém completou um ano de vida, a partir da união da Cresol Sul Paranaense, da Cresol Leste Paranaense, e da Cresol Rio Branco. 

Sob a mediação da Analice Lourenci, supervisora de Comunicação Institucional da Cresol, três lideranças femininas discutiram o tema Igualdade e Equidade de Gênero com as Lentes da IntercooperaçãoKatiuce Duque Ferrari, gerente de Gente & Gestão da Cresol Baser, apontou avanços como um crescimento de 39% da força feminina nas lideranças da Cooperativa nos últimos dois anos e programas como a licença-maternidade estendida para as colaboradoras. Telma Galletti, superintendente da Confebras, por sua vez, destacou que o contingente feminino representa 60% do quadro de colaboradoras das Cooperativas de Crédito. Porém, quando o tema é questão salarial, recebem em média 35% a menos que os colegas homens. ‘É preciso agir rápido, construir uma base sólida e justa de atuação feminina na força de trabalho.  Não estamos falando de supremacia feminina, mas de igualdade de direitos”, argumentou. Para Taís Di Giorno, presidente executiva do Sicoob Cecres, o que deve pesar é a competência. “Hoje temos 45% de lideranças femininas e em nosso Conselho a mulher tem voz. E lançou uma provocação: “Até que ponto as mulheres acreditam no seu potencial?” 

Uma visão global da participação feminina partiu de Gisele Gomes, embaixadora do Programa Global Women’s Leadership Network do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) no Brasil. Ela contou que a rede global nasceu nos Estados Unidos em 2009 e trabalha para facilitar o equilíbrio de gênero em cargos de liderança. Aproveitou para citar que o Sicredi lançou um programa inclusão e diversidade em toda sua estrutura, um passo importante na democratização de oportunidades.  O conteúdo completo da Live está disponível no Facebook da Cresol Horizonte. Acesse o vídeo  aqui.   

 

 

Publicado em: 23/09/2020

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS