fbpx

Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito

Entre as duas maiores datas de fim de ano (Natal e Ano Novo), as cooperativas de crédito têm ainda mais um motivo para comemorar: o Dia Nacional de Cooperativismo de Crédito, celebrado em 28 de dezembro. E já são 120 anos desde a criação da primeira cooperativa de crédito brasileira, fundada pelo Padre Theodor Amstad, em Nova Petrópolis (RS), no ano de 1902.

Desde então as cooperativas de crédito têm feito a diferença e assumido um papel fundamental na economia do país, levando a milhões de brasileiros o acesso a serviços financeiros com taxas de juros mais acessíveis e atendimento diferenciado. E mais: em muitos municípios brasileiros as coops são a única instituição financeira presentes fisicamente e atuantes. Estamos falando de mais de 200 deles!

Tudo isso através do jeito único do cooperativismo de fazer negócios, a partir de uma gestão democrática e participativa, com foco no crescimento das pessoas e das comunidades, promovendo inclusão financeira e social ao mesmo tempo.

Crescimento 2022 em números

A cada ano, as cooperativas crescem e ganham mais protagonismo no mercado financeiro, se consolidando como uma opção interessante e vantajosa no comparativo aos bancos tradicionais. Em 2022, chegamos à marca de mais de 16 milhões de cooperados, sendo 13,9 pessoas físicas e 2,5 pessoas jurídicas, movimentando cerca de R$ 525 bilhões! Juntos, somamos 3,5% de todo o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Com uma rede de atendimento de 7.925 pontos em todo o país, o cooperativismo financeiro leva inclusão financeira a todas as regiões brasileiras!

Você pode conferir esses e outros dados sobre o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC) no novo BureauCoop, a plataforma de dados do coop financeiro. Atualizamos o nosso painel interativo de informações e dados das cooperativas de crédito brasileiras. Agora a plataforma conta com 5 dashboards atualizados todo trimestre, de acordo com a disponibilização de dados do Banco Central do Brasil. Também é possível filtrar os indicadores de acordo com a sua necessidade, por região, unidade da federação, nome da coop, visualizar a presença do cooperativismo no Sistema Financeiro Nacional e muito mais. Tudo pensado para promover a melhor experiência para o usuário, disponibilizando dados atuais que podem auxiliar a sua cooperativa no desenho de estratégias e tomada de decisões. Acesse e conheça!

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS