fbpx

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC): uma data para comemorar

No fim dos anos 1940, quando o mundo ainda se recuperava das cicatrizes deixadas pela Segunda Guerra Mundial, alguns representantes da Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) se reuniam nos Estados Unidos para decidir sobre uma tema que consideravam estratégico: estabelecer uma data no ano para marcar uma homenagem ao Cooperativismo de Crédito e promover os ideais cooperativistas, uma vez que esse hábito havia se perdido ao longo dos anos. Escolheram, então, a terceira quinta-feira do mês de outubro. E assim nasceu o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), em 1948.

Setenta e um anos depois, a terceira quinta-feira de outubro permanece como o momento de lembrar a trajetória e as conquistas desse modelo de organização econômica. Todos os anos, cooperativas do mundo inteiro abrem as suas portas para atrair a atenção das pessoas quanto aos benefícios do setor e também para promover ações e atividades sociais. Em 2019, o DICC será celebrado em 17 de outubro e o tema escolhido para marcar o período não poderia ser mais atual: “Serviço local. Alcance global”.

Não é para menos. Hoje o Cooperativismo Financeiro está presente em todos os continentes, com força especialmente em países como Alemanha e França. Nos Estados Unidos, por exemplo, sede da World Council of Credit Unions e uma das nações com desempenho mais expressivo no setor, são mais de 112 milhões de associados e acima de 5 mil Cooperativas Financeiras. Nos países da Ásia, o Cooperativismo de Crédito alcança bons resultados tendo como um dos destaques o Japão, segundo levantamento feito pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU).

No Brasil, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) apoiam e incentivam as ações comemorativas. E, embora a data ainda se mantenha a mesma, o setor mudou – e muito – nessas últimas sete décadas. Em território brasileiro, até julho de 2019, o Cooperativismo de Crédito atingiu mais de 11 milhões de pessoas associadas a uma das 893 Cooperativas de Crédito espalhadas pelo território nacional.  E, por isso, há muito para comemorar. É o momento de reconhecer o importante papel que o segmento desempenha na inclusão financeira dessas milhões de pessoas e lembrar sua relevância nas esferas econômica e social.

Além disso, o setor também caminha a passos largos para alcançar o seu maior desafio: ampliar a sua representatividade no Sistema Financeiro Nacional dos atuais 8% para 20% nas operações de crédito até 2022, conforme as metas estabelecidas pela Agenda BC#. Os fatos já apontam nessa direção. O último relatório do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, apurado pelo Banco Central, aponta que o setor registrou, no ano passado, crescimento de 23% na carteira de crédito.

Mas o que faz o Cooperativismo de Crédito crescer tanto e, muitas vezes, tão na contramão da economia brasileira ou mundial? Certamente, isso tem a ver com os princípios e as premissas que dão todo o alicerce ao movimento, desde a sua origem: a filosofia que procura juntar esforços para alcançar os melhores resultados para todos. Na prática, isso faz com que o foco esteja sempre voltado às pessoas, sendo que ter resultado financeiro relevante é também necessário para manter a solidez e o crescimento das cooperativas e do movimento no Brasil. Os reflexos são a própria maneira como o setor encara o cooperado, colocando-o no patamar de dono do negócio e não apenas como mero cliente. Ao se estabelecer em cima desses alicerces, o Cooperativismo de Crédito se tornou o que é hoje.

Por isso, muitos são os motivos para comemorar este Dia especial, que é tão nosso, de todos que militam no Cooperativismo de Crédito. E faltando apenas 29 dias para data, a Confebras, em parceria com o Sistema OCB, lança neste dia 19 de setembro, um novo site especial que reúne todas as informações e curiosidades sobre a história e o surgimento do DICC. Mas não é só isso. Como se sabe, nesta data, as Cooperativas de Crédito do mundo inteiro se unem em uma só comemoração. Então, para padronizar o discurso e a divulgação sobre o setor em todos os lugares do planeta, o portal também disponibiliza gratuitamente materiais gráficos com o tema do DICC em 2019 para as filiadas utilizarem da maneira como pretendem: em camisetas, bonés, canecas e squeezes e até em cartazes, banners físicos e virtuais para as redes sociais. Além disso, em todos os formatos disponibilizados, é possível inserir a marca individual das Cooperativas de Crédito para fortalecer a divulgação em cada comunidade.

Então, vamos todos juntos fazer parte dessa campanha. Vamos enaltecer os nossos princípios, aderir à essa ideia e, acima de tudo, aproveitar este dia para nos conectarmos a todas as outras cooperativas-irmãs espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Vamos festejar juntos, onde quer que estejamos, e propagar os ideais e os benefícios do movimento do Cooperativismo de Crédito a todos os lugares onde essa onda de solidariedade e grandeza coletiva ainda não conseguiu chegar.


Kedson Macedo

Presidente da Confebras

Diretor executivo na Cooperforte

 

Data da publicação: 19/09/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.