fbpx

Cooperforte: 34 anos de cooperação financeira, solidariedade & ajuda mútua

A história do Cooperativismo Financeiro, objetivamente, é a história das cooperativas de economia e  crédito e suas realizações. Em nosso país, não se pode falar da evolução cooperativista-financeira sem se referir à trajetória da Cooperforte – Cooperativa de Economia e Crédito dos Funcionários das Instituições Financeiras Públicas Federais, que, no último dia 21 de agosto, completou 34 anos de criação e notável atuação.

Além de ser, atualmente, Presidente da Confebras, desempenho também o cargo de Diretor Executivo da Cooperativa, e, é nessa dupla condição, que desejo registrar aqui a passagem deste aniversário, na certeza de que a Cooperforte, sobretudo, por seu pioneirismo na utilização da tecnologia para oferecer soluções financeiras aos associados, com agilidade, simplicidade, eficiência e segurança, e, por sua gestão exemplar, há mais de três décadas contribui expressivamente para o fortalecimento e a  valorização do Cooperativismo Financeiro nacional.

Comecemos voltando no tempo. Em 1984, a partir de uma “caixinha de empréstimos”, 33 funcionários do Banco do Brasil fundaram uma cooperativa de crédito em Brasília, para atender outros colegas da capital brasileira. Nascia, assim, a Cooperforte que, algum tempo depois, ampliou sua abrangência, tanto geográfica quanto institucional, autorizada a atuar nacionalmente e a receber em seu quadro social funcionários do Banco do Brasil de todas as regiões e servidores do Banco Central do Brasil. Anos mais tarde, o segmento-alvo da Cooperativa ampliou-se para os funcionários das demais instituições financeiras públicas federais: Caixa, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e BNDES.

Tal expansão demandou vencer muitos desafios e, nesse sentido, a Cooperforte foi a primeira instituição financeira do país a disponibilizar serviços financeiros por telefone, que ao longo do tempo evoluíram para outras formas de relacionamento a distância, chegando, assim, ao atual atendimento 100% digital. Sem dúvida, essa evolução contribuiu para que, em 34 anos, o quadro social passasse dos 33 associados fundadores para mais de 145 mil cooperados e a organização se tornasse, em vários aspectos, referência nacional do Cooperativismo Financeiro.

Dispondo de um quadro social tão expressivo quanto disperso – atua em todo o território brasileiro, embora sua sede esteja localizada em Brasília- DF, e com sistemas de relacionamento predominantemente digitais, a Cooperforte sempre se comprometeu a proporcionar atendimento personalizado, humanizado e de excelência. Além de individualizar cada associado, na sua condição e no seu direito de cliente e de dono de um grande empreendimento cooperativo.

Ao mesmo tempo em que se pauta na observância da filosofia, dos princípios e dos valores cooperativistas da solidariedade e da ajuda mútua, a Cooperforte busca instrumentalizar-se com todos os recursos da mais avançada tecnologia e colocar a inovação a serviço das novas visões e concepções cooperativistas, consolidando-se como uma cooperativa financeira contemporânea, alinhada ao perfil, às aspirações e às necessidades dos associados deste nosso tempo.

Muitos consideram a Cooperforte um exemplo de fintech cooperativista, mesmo com seus 34 anos de existência.

Se são fortes os compromissos da Cooperativa com os associados que, declaradamente, são sua razão de ser, são igualmente inegáveis as contribuições que a Cooperativa presta, com sua trajetória, ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, sobretudo, na prática da intercooperação, e à sociedade brasileira em geral, especialmente, por meio do Instituto Cooperforte, que é seu instrumento de responsabilidade social.

Como vemos, o 34° aniversário da Cooperforte é um marco que merece ser registrado, e, é isso o que faço aqui, de duas formas. Na condição de Diretor Executivo da cooperativa singular aniversariante, lembro, de modo testemunhal, a brilhante trajetória daquela organização. Como Presidente da Confebras, entidade a qual a Cooperativa é afiliada, atesto que sua condição de referência nacional e motivo de orgulho para todo o Cooperativismo Financeiro de nosso país.

Assim sendo, chego ao ponto final desta mensagem, nestas duas palavras: Parabéns, Cooperforte!

 

Kedson Macedo
Presidente na Confebras e Diretor Executivo na Cooperforte

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS