fbpx

Cooperativistas do Rio de Janeiro visitam a sede da Confebras

Grupo de 30 lideranças conhece os principais projetos desenvolvidos pela confederação

No cooperativismo, a intercooperação é um princípio, e para a Confebras é uma prática que deve ser estimulada entre instituições e cooperativas de todo o movimento. Nesta quinta-feira (14/7), um grupo de 30 lideranças cooperativistas do Rio de Janeiro visitou a sede da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), em Brasília (DF), e conheceu de perto os principais projetos desenvolvidos pela instituição. Eles foram recebidos pelo vice-presidente e pela superintendente da Confebras, Luiz Lesse e Telma Galletti, e estavam em Brasília (DF) para participar do projeto Portas Abertas, realizado pelo Sistema OCB.

Durante a apresentação, Luiz Lesse ressaltou a importância do trabalho realizado por instituições de representação no país pelo crescimento do cooperativismo brasileiro. “É importante que todo cooperado saiba que existe essa estrutura e que organizações como a Confebras, neste caso voltada mais especificamente às cooperativas financeiras, se dedicam a realizar ações e projetos para fomentar o desenvolvimento sustentável do modelo de negócios cooperativista e divulgar a imagem do cooperativismo para a sociedade”, comentou.

Para a superintendente da Confebras, contribuir com a sustentabilidade do cooperativismo financeiro significa passar diretamente por ações de intercooperação e pelo investimento na educação, formação e informação. “O que nós queremos é apresentar para as cooperativas de crédito caminhos para estimular essa troca de conhecimentos e de experiências. E uma das formas de se fazer isso é investindo em educação e capacitação, uma das linhas que priorizamos dentro da Confebras para desenvolver nossos projetos e programas. Nós queremos contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade do cooperativismo financeiro, reforçando seus valores e princípios, e sua capacidade competitiva”, destacou Telma Galletti.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, que estava entre as lideranças que visitaram a sede da confederação, fez questão de ressaltar: “Hoje, nós estamos aqui com cooperados do Ramo Crédito e de outros segmentos do cooperativismo do estado do Rio de Janeiro. Momentos assim são importantes para que a gente promova a integração entre cooperativistas de ramos diferentes, assim como entre instituições que trabalham pelo crescimento do movimento cooperativista. A Confebras faz isso, e nós, no Sistema OCB, também”, disse.

Projetos Confebras – Representantes de cooperativas de crédito podem ter acesso a diferentes tipos de soluções desenvolvidas pela confederação. Além disso, existem produtos e informações que estão disponíveis para cooperados de outros ramos, pesquisadores e estudantes, para toda a sociedade. Veja exemplos dessas iniciativas:

*Concred O maior congresso do cooperativismo de crédito na América Latina é realizado pela Confebras a cada dois anos e está na sua 14ª edição, e este ano ocorrerá entre os dias 10 e 12 de agosto, em Recife (PE). Um evento voltado para o debate de temas atuais e tendências, com foco principal na formação de lideranças, gestores e especialistas.

*Programa de Intercâmbio Criado para proporcionar aos participantes experiências técnicas e culturais, levando cooperativistas de todo o Brasil para países que se destacam na prática cooperativista, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Canadá. Neste momento, um grupo está na Escócia, participando da edição 2022 da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito.

*ProsperaCoop Uma jornada de sustentabilidade e prosperidade idealizada para estimular a prática ESG dentro das cooperativas de crédito, posicionando o cooperativismo financeiro como protagonista na realização de ações direcionadas para a promoção do desenvolvimento – ambiental, social e de governança. A ideia é estar lado a lado com as cooperativas nesse processo, reconhecendo as iniciativas promovidas com a utilização de certificação e com a realização de uma premiação, em 2024.

*BureauCoop Uma plataforma de BI, que trabalha com os dados do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e os disponibiliza para o público cooperativista, e para a sociedade, um espaço desenhado para a melhor experiência do usuário. São dados que podem ser usados para a definição de estratégias e a tomada de decisão nas cooperativas, assim como em pesquisas e estudos acadêmicos, por exemplo.

*Editora Confebras Imagine uma editora criada especialmente para disseminar conhecimento sobre o cooperativismo financeiro e estimular a produção de obras que promovam a reflexão sobre temas importantes e de impacto no modelo de negócios cooperativista. Esse é o objetivo da Editora Confebras, e já são mais 30 livros publicados.

Outros projetos desenvolvidos pela Confebras, você pode conferir aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS