fbpx

Cooperativistas brasileiros participam de conferência mundial na Escócia

Intercâmbio Confebras marca presença com 35 lideranças de cooperativas de crédito

O cooperativismo é responsável pela inclusão financeira e democratização do crédito de milhões de pessoas no mundo. Com valores e princípios diferenciados, as cooperativas de crédito se posicionam no mercado como instituições financeiras de destaque, trabalhando com profissionalismo, tecnologia, inovação e propósito. Neste momento, lideranças de 60 países participam da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em Glasgow, na Escócia. Serão quatro dias de evento, com debates que ocorrerão até quarta-feira (20/7). E o Programa Técnico de Intercâmbio e Estudos Cooperativistas da Confebras mais uma vez marcou presença, garantindo a participação de um grupo de 35 representantes de cooperativas de crédito brasileiras.

A importância da liderança é um dos temas presentes na programação do encontro, com direito a debates sobre a presença de lideranças femininas no cooperativismo financeiro. E o modelo de negócios cooperativista está mesmo atento a temáticas voltadas ao desenvolvimento sustentável nas mais diversas frentes, inclusive às discussões sobre ESG, tanto é que a conferência mundial contará com painéis sobre diversidade, inclusão, governança e finanças sustentáveis.

“É fundamental que o cooperativismo financeiro brasileiro participe ativamente de discussões com essa proposta, e promover oportunidades como essa, de troca de conhecimento com representantes de outros países, é objetivo central do Intercâmbio Confebras. No Brasil, também temos organizado debates sobre pautas que fomentem o crescimento dos negócios e a competitividade do setor com uma atuação ética e responsável das cooperativas de crédito. A realização do 14º Concred, entre os dias 10 e 12 de agosto, em Recife, é um exemplo”, comenta Telma Galletti, superintendente da Confebras.

Telma Galletti também chama a atenção para o link direto entre o DNA cooperativista e a prática ESG. “Se olharmos os valores e princípios do cooperativismo, podemos dizer, com assertividade, que o nosso modelo de negócios já nasceu pronto para colocar em prática ações e projetos que promovam desenvolvimento ambiental, social e, também, dentro do campo de governança. E isso tudo com o investimento em transformação digital, educação financeira e inovação”, destaca a superintendente da Confebras.

Mais temas na conferência mundial – Os líderes do cooperativismo de crédito mundial também terão debates nos próximos dias sobre: inclusão e educação financeira digital, segurança cibernética, ambientes regulatórios, desempenho de equipe, juventude no cooperativismo, nova geração de líderes, cultura de dados para resultados e engajamento comunitário.

Próxima edição – O local da próxima edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito já foi definido. A edição 2023 vai acontecer no Canadá, e você já pode garantir a sua participação com o grupo do Intercâmbio Confebras. Você encontra mais informações sobre os intercâmbios aqui, e também pode falar com a gente por telefone, no número (61) 3035-0951.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS