fbpx

CooperaEduca: Sistema Ailos reforça o poder da educação financeira

O consumismo excessivo, que tem levado muitas pessoas ao endividamento, vem dando sinais de que não cabe mais no contexto atual. Assim como a Confebras, o Sistema Ailos acredita no poder transformador da educação financeira e na importância do uso consciente do dinheiro pelas novas gerações. A partir disso, as instituições são parceiras na disseminação do projeto CooperaEduca para crianças e jovens. O objetivo maior é tornar esse público consciente de suas potencialidades, levando-o futuramente a uma vida adulta independente e responsável em suas escolhas.

Por meio de atividades interativas, o projeto trata de temas básicos voltados para a educação e para o desenvolvimento do senso de disciplina, com o foco no futuro e na realização de objetivos. O Sistema Ailos é uma das Centrais mais atuantes para disseminar a proposta no País: somente em 2019, promoveu 409 eventos do CooperaEduca, reunindo mais de 10 mil participantes.

Para a coordenadora da área de Educação Corporativa e Relacionamento com o Cooperado do Sistema Ailos, Sulana Mara da Silva Wan Zuita iniciativa é uma semente da consciência financeira, do cooperativismo e também da responsabilidade com o meio ambiente. “Nós, do Sistema Ailos, estamos muito felizes com essa parceria justamente porque ela está fundamentada em uma das bases do cooperativismo, que é o apoio mútuo. E muito nos orgulha poder levar isso adiante, para os nossos colaboradores, cooperados e comunidade”, reforça.

Com o objetivo de disseminar a educação cooperativista e financeira para o público infanto-juvenil, na faixa etária entre 6 e 12 anos, o CooperaEduca é um convite para a reflexão sobre a importância das escolhas de cada um – “não só pensando no dinheiro, mas também nos impactos sociais e ambientais que serão gerados”, pontua Sulana.

A iniciativa da Confebras, aplicada desde 2012 em escolas e instituições, já contemplou mais de 80 mil crianças e pré-adolescentes em todo o Brasil. Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, o programa foi repaginado para o CooperaEduca em Casa. Todo o material está disponível de maneira online, no portal da Confebras.

A superintendente da Confebras, Maria Telma Galletti, elogia a participação ativa do Sistema Ailos na divulgação do?CooperaEduca?junto ao público infanto-juvenil na região do Sul do País e convida todas as cooperativas do SNCC a conhecerem de perto os materiais e vídeos do projeto e aplicá-los em suas comunidades de atuação. “Promover a cidadania financeira das novas gerações é um dos sete princípios do Cooperativismo e um dever que temos com a nossa sociedade, que resultará em cidadãos mais prósperos e conscientes sobre as suas finanças pessoais no futuro”, ressalta Telma.

Confira o vídeo onde a coordenadora Sulana fala sobre o poder transformador da educação cooperativista e financeira desenvolvida pelo CooperaEduca.

 

Publicado em: 25 de setembro de 2020.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS