fbpx

Cooperação e solidariedade para o enfrentamento da Covid-19

As lideranças do Cooperativismo de Crédito brasileiro estão atentas ao progresso da pandemia provocada pelo Covid-19 e mais do que nunca entendem que a cooperação e a solidariedade são fundamentais para o enfrentamento desta situação inédita e incerta.

As estatísticas oficiais computam a cada dia crescimento nos casos positivos para o novo coronavírus em todo o País, mas crescem também iniciativas adotadas por empresas, organizações e entidades que se preocupam com pessoas, que visam fortalecer o aparato sanitário do País e possibilitar que brasileiros mais vulneráveis tenham condições de acesso à alimentação e condições de higiene mais propícias.

Os entes cooperativistas filiados à Confebras têm dado exemplos de valorização da vida, alivio financeiro aos associados e interesse pela comunidade. São doações de equipamentos para hospitais; prorrogação de prazos para o pagamento de dívidas; linhas especiais de financiamento; ações de responsabilidade social, além apoio e engajamento às políticas locais de prevenção e combate ao novo coronavirus, orientadas pelas autoridades responsáveis.

Para dar suporte ao sistema público de saúde em casos graves da Covid-19, em Ariquemes (RO), a cooperativa de crédito CrediSIS CrediAri doou R$ 260 mil para a Prefeitura do município adquirir respiradores mecânicos. A Central Cresol Sicoper adotou ações para facilitar o pagamento, reparcelamento, renegociação das dívidas com vencimento neste período e nos próximos meses, e criou linha de crédito para Pessoa Física e Jurídica. O Sicoob Central Rondon também adotou linhas de créditos específicas e oferece a possibilidade de renegociação das operações. A cooperativa ainda passou a acompanhar mais de perto a vida financeira de cada associado.

O Sicredi vai analisar as necessidades de prorrogação do vencimento de dívidas, a partir da avaliação de cada caso, conforme nota publicada no site da instituição, além de outras medidas. A Cooperforte  fará sua Assembleia Geral Ordinária, em 05/04/2020, por vídeo conferência, garantindo assim a distribuição de sobras, em montante superior a R$ 54 milhões, recursos que serão importantes para os cooperados, neste momento de crise e incerteza. Também adotou medidas relacionadas a renovação automática da linha de crédito de antecipação do 13° salário, dentre outras ações de caráter operacional.

A Coopestado suspendeu os atendimentos no último dia 20 de março, por prazo indeterminado, conforme publicou no site da cooperativa. O Sistema Ailos de Cooperativas de Crédito permanece com o atendimento suspenso até o dia 31 de março, conforme divulgação no site da cooperativa e respeitando o decreto do Governo do Estado de Santa Catarina. A Banricoop está com o atendimento suspenso desde o dia 23 de março, conforme nota e demais orientações publicadas no site.

O Instituto Unicred RS, em parceria com as cooperativas, está promovendo uma campanha de arrecadação para aporte aos hospitais que atuam no atendimento aos infectados. O Sicoob Central Unicoob prorrogou a validade dos cadastros e limites de crédito para pessoas jurídicas, sem a necessidade de apresentação de documentos, e também as parcelas vencíveis nos próximos 90 dias para as operações de crédito parceladas, exceto para linhas de crédito rotativo, cheque especial, consignado e crédito rural.

Além das medidas implementadas pelas centrais do Sicoob, de maneira nacional e a partir do seu Comitê de Gestão de Crise, o Sicoob prorrogou os débitos aos cooperados impactados pela crise, e tem oferecido linhas de crédito com prazos e juros diferenciados – conforme as possibilidades de cada cooperativa. O Sicoob Seguradora tomou a decisão de dar cobertura ao risco de morte causada pela Covid-19, embora pandemias sejam excluídas das Condições Gerais dos contratos atuais.

Neste momento peculiar, a orientação geral é valorizar as pessoas, protegê-las da ameaça do Covid-19, além de garantir tranquilidade quanto a gestão sadia de suas poupanças e facilidade de acesso a recursos, se necessário, com agilidade e preço justo. É o Cooperativismo de Crédito na luta contra o novo coronavírus. Juntos somos mais fortes!

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/03/23/cooperativa-de-credito-doa-r-260-mil-para-compra-de-respiradores-mecanicos-em-ariquemes-ro.ghtml

Assessoria de comunicação da Central Cresol

Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central Rondon

Sites das cooperativas: Sicredi, Cooperforte, Coopestado, Ailos, Banricoop

Data da publicação: 01/04/2020

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS