fbpx

Confebras participou do Fórum das Cooperativas Singulares não Filiadas a Centrais

O presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Kedson Macedo, participou do Fórum das Cooperativas Singulares não Filiadas a Centrais, realizado no último dia 27 de novembro. Representantes de 17 cooperativas singulares estiveram presentes no evento, além de dirigentes da OCB e FGCoop, Sistema Ocepar, que ocorreu na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR).

As lideranças presentes no encontro discutiram sobre temas importantes para o setor como o novo modelo de monitoramento do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o termo de cooperação para troca de informações, o Cadastro Positivo, a minuta aprovado pelo BCB relativa à revisão do texto da Lei Complementar 130/2009, as futuras alterações regulatórias, Reforma Sindical, a necessidade de consolidação de ações de intercooperação face ao cenário econômico atual e representatividade das cooperativas independentes em órgãos da OCB e FGCoop.

“A Confebras, no âmbito do SNCC, tem uma responsabilidade especial junto às cooperativas independentes e aos sistemas de 2 níveis, os quais representa na instância do OCB/CECO. Assim, faz-se indispensável somar forças com as entidades do SNCC no sentido de apoiar a organização e as ações que fortaleçam as cooperativas singulares solteiras. Essa é uma das missões para a qual a Confebras foi criada”, afirmou Kedson Macedo.

Desde a sua concepção, em 1986, a instituição atua para dar voz e defender o desenvolvimento das Cooperativas de Crédito brasileiras, sejam elas independentes ou filiadas a Centrais. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, em junho de 2019, no universo de 897 cooperativas singulares atuantes no País, 194 são independentes e sem filiação a sistemas cooperativos de 2 ou 3 níveis.

Data da publicação: 28/11/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.