fbpx

Confebras oportuniza Programa de Intercâmbio de Cooperativismo Financeiro no exterior

Programação deste semestre começa em maio na Inglaterra e em países do Cone Sul e inclui visitas técnicas a cooperativas de crédito e roteiros turísticos  


As lideranças do sistema cooperativista têm neste mês de maio uma grande oportunidade de aprendizado no exterior. Trata-se do Programa de Intercâmbio Técnico da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) na Inglaterra e no Cone Sul – Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Na Inglaterra, o curso vai de 17 a 25 de maio de 2019,  à The Co-operative College, instituição de caridade educacional britânica dedicada à promoção de valores, ideais e princípios cooperativos, à ABCUL, Associação de Cooperativas de Crédito Britânicos e ao Rochdale Pioneers Museum, museu dos pioneiros de Rochdale. Os participantes farão o roteiro em Manchester, Liverpool e Londres.

No Cone Sul, o intercâmbio será de 25 de maio a 1º de junho e inclui no roteiro visitas à Coopeuch – a maior cooperativa de crédito do Chile e uma das mais importantes da América Latina, à Fecrecoop – Federação Chilena de Cooperativas de Crédito, à Cudecoop – Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas, à Facc – Federação Argentina de Cooperativas de Crédito, entre outras.

O Programa, que em 2019 alcançou os 16 anos de sucesso, além dos tradicionais roteiros – Alemanha, Espanha, Canadá, Inglaterra, Cone Sul – e junto a lideranças mundiais nos EUA  – também abriu turma para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. As atividades, voltadas a todos os dirigentes do SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo), incluem cursos em renomadas instituições do cooperativismo financeiro mundial, além de visitas técnicas a cooperativas de crédito, museus e pontos importantes do Sistema local. Os programas iniciam, em sua maioria, por uma rota turística, para que os intercambistas possam se familiarizar com o ambiente e a cultura local. No último dia, há uma pequena confraternização para reforçar o networking e entregar os certificados.

“É sempre um grande prazer ter representantes das cooperativas participando dos nossos programas de estudos, pois temos a convicção de que estas experiências contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento dos participantes e, por consequência, de todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”, afirma o presidente da Confebras, Kedson Pereira Macedo.

Em todas as viagens, a Confebras se encarrega do traslado (aeroporto/hotéis/visitas técnicas), da disponibilização de um coordenador para acompanhamento do grupo e da contratação de tradução simultânea durante as visitas e palestras, entre outros serviços.

EXPERIÊNCIAS

Conselheiros, executivos e gestores que já participaram do programa garantem que ele ultrapassa os aspectos técnicos e formais de atualização e formação. O diretor da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Malaquias Ancelmo de Oliveira, que participou do intercâmbio a Mondragón, no País Basco, no Extremo Norte da Espanha, afirmou que além de toda a logística e a expertise oferecida pela Confebras, pôde conhecer de perto o cooperativismo humanista. “Esse modelo extraordinário foi concebido pelo padre católico José María Arizmendiarrieta na década de 50, quando iniciou um projeto voltado à educação e à redução da pobreza. A semente gerou vários empreendimentos econômicos e sociais sob a forma de cooperativas e hoje a região é sede de um dos maiores grupos do mundo”, disse.

Já o integrante do Conselho de Administração da Cooperforte em Campo Grande (MS), Hermas Renan Rodrigues, ressaltou que conhecer o funcionamento do sistema cooperativista no Mercosul – Chile, Uruguai e Argentina  em 2018 revelou-se uma experiência bastante enriquecedora. “A Confebras tem um roteiro muito organizado e conduz os grupos de forma bem articulada nos intercâmbios. As viagens têm sentido para conhecermos outras formas de gestão na América Latina”.

Mais informações sobre o Programa de Intercâmbio Técnico da Confebras no link: http://beecreative.be2back.com.br:6013/wwwroot/00_confebras/intercambio/calendario/

Saiba Mais sobre a Confebras:

A Confebras é a grande instituição supra-sistêmica do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Com sede em Brasília, reúne um quadro de 32 organizações filiadas: 14 centrais, sendo 2 independentes; 15 cooperativas singulares, das quais 5 são independentes; 2 confederações e 1 federação e 503 cooperativas indiretas – números que são muito significativos no SNCC. Hoje, congrega mais de 5 milhões de associados diretos em todo o Brasil.

Data da publicação: 01/04/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS