fbpx

Confebras apresenta novo BureauCoop no meio acadêmico 

Alunos da PUC-Minas conhecem novas funcionalidades da maior plataforma de dados do cooperativismo financeiro brasileiro 

Uma ferramenta que reúne os principais indicadores do cooperativismo financeiro e que veio para auxiliar as cooperativas de crédito na gestão dos negócios, no desenho de estratégias e na tomada de decisões. O BureauCoop, projeto da Confebras, foi criado com essa finalidade e agora conta com uma nova versão – ainda mais dinâmica e com novas funcionalidades.  

A nova plataforma foi lançada no dia 15 de dezembro e já foi apresentada também no meio acadêmico, para alunos do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas Financeiras da PUC-Minas, durante aula ministrada pela professora e especialista em cooperativismo Geâne Ferreira.  

Uma turma formada por 18 alunos, com praticamente 100% deles atuando em cooperativas financeiras de várias parte do Brasil e de diferentes sistemas. A maioria tem de 5 a 10 anos de trabalho na cooperativa (62.5%) e idade entre 25 e 35 anos (50%), e exerce funções variadas, como caixa, gerente de agência, analista de controles internos, agente comercial e atendimento.   

A apresentação foi feita pelo analista de BI, Edson Saturnino, e pela coordenadora de Projetos, Elen Morais, integrantes da equipe técnica da Confebras. Juntos, eles mostraram o que traz o novo BureauCoop e como ele pode ser utilizado no dia a dia das cooperativas de maneira estratégica. Um bate-papo que contou com a participação intensa dos alunos.    

Mais interativo e com novo visual 

Elen Morais apresentou ao grupo o novo site, que também foi reformulado para proporcionar a melhor experiência aos usuários. “A ideia é que as pessoas tenham uma contextualização sobre o BureauCoop e tudo que ele pode oferecer logo no primeiro contato com a nova plataforma. Pensamos em uma identidade que facilitasse a navegação, identificando os indicadores por cor, trazendo um texto explicativo sobre cada um deles”, ressalta.
 

Um resultado que, segundo explica Elen, reflete um processo cooperativo, do qual também participaram representantes do Banco Central do Brasil, do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Junto com a equipe Confebras, eles compõem o Grupo de Trabalho do BureauCoop.   

 

Novos dados e mais funcionalidades  

“A nova versão do BureauCoop traz um detalhamento ainda maior dos dados das cooperativas de crédito, com filtros ainda mais inteligentes. Ao acessar a plataforma, é possível deixar a sua pesquisa mais personalizada e fazer comparativos dentro do próprio Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, o SNCC. E mais, a partir de agora também é possível visualizar a realidade do cooperativismo no mercado financeiro brasileiro”, explica.  

“Esses são exemplos de inovações que o usuário encontra hoje nesse novo formato. São dados que podem, e devem, ser utilizados na gestão das cooperativas de crédito, em análises de cenários, olhando tanto para o ambiente interno quanto externo”, destaca Edson Saturnino.  

 

Conheça o novo BureauCoop 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.