fbpx

Com novas funcionalidades, BureauCoop terá atualização mensal de dados do SNCC

O BureauCoop, painel de dados do cooperativismo financeiro, produzido pela Confebras, terá atualizações mensais de informações do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Atualmente, os dados são alterados a cada três meses, com base em informações repassadas pelo Banco Central (BC).

A partir de agora, o banco de dados cooperativista passará a utilizar informações dos balancetes financeiros das cooperativas, disponibilizados pelo BC mensalmente, sem a necessidade de esperar o fechamento do trimestre.

O BureauCoop vai estar o mais atualizado possível, com tratamento e disponibilização dos dados de forma mais ágil para auxiliar as cooperativas financeiras na avaliação dos cenários e na tomada de decisões”, afirma o analista de dados da Confebras, Edson da Cruz, responsável pelo desenvolvimento do painel.

Com a mudança, o BureauCoop se consolida como a base de dados mais completa e atualizada do cooperativismo de crédito brasileiro, com informações representativas e financeiras das 774 cooperativas do segmento.

Edson da Cruz, analista de dados da Confebras

A partir de informações públicas, a plataforma trata os dados com ferramentas de inteligência de mercado e transforma os números em indicadores relevantes para as cooperativas. “Por exemplo, em um dos painéis do BureauCoop, o usuário encontra oito indicadores prontos. Para acessar essas informações em outros bancos de dados, teria que baixar pelo menos sete planilhas diferentes. Isso mostra a praticidade e o dinamismo da plataforma, porque o intuito dela é realmente centralizar essas informações para deixá-las mais acessíveis”, compara o analista de dados da Confebras.

 

NOVAS FERRAMENTAS 

Além da mudança na periodicidade de atualização, o BureauCoop tem novas funcionalidades que permitem análises dinâmicas e completas dos principais dados do SNCC. “A partir dos dados disponibilizados pelo Banco Central, a equipe do BureauCoop monta os indicadores principais, de maior relevância, para traçar determinados perfis, tanto de aspectos financeiros, como de densidade demográfica, crescimento da cooperativa, entre outros”, lista Cruz.

Entre as novas ferramentas da plataforma, está a organização dos dados das cooperativas em formato de ranking com filtros sobre ativos, carteira de crédito, patrimônio líquido, depósitos, resultados, rede de atendimento e cooperados. Também é possível segmentar as informações por estado, município e nível na estrutura do SNCC.

 

Outra novidade é um painel que mostra a evolução dos indicadores das cooperativas financeiras desde 2010 e a comparação com o restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), em gráficos que comprovam o crescimento sustentado do segmento cooperativista ao longo dos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o cooperativismo de crédito registrou crescimento de 29,2% no total de ativos em relação ao ano anterior, ante 9,9% de aumento do mesmo indicador no SFN.

Em outra inovação, o painel do BureauCoop sobre a rede de atendimento funciona com um localizador de agências, em que é possível encontrar os 8.916 postos disponíveis no país, com filtros por sistemas, por estados, por município ou por categoria de cooperativa.

Na ferramenta de indicadores de cooperados, é possível acessar informações sobre a localização dos associados, gênero, faixa etária, crescimento da base de cooperados em relação ao crescimento populacional e presença de cooperativas financeiras nos municípios brasileiros.

Segundo Edson da Cruz, em breve, o BureauCoop terá um painel com acesso exclusivo para afiliadas da Confebras. Nesse serviço vamos ter tanto métricas diferentes quanto um detalhamento maior das informações para auxiliar as cooperativas”, antecipa.

 

Todas as informações da plataforma estão dentro dos parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não expõem dados sigilosos ou concorrenciais das cooperativas financeiras. “O objetivo do BureauCoop é utilizar os indicadores para estimular a concorrência entre as cooperativas, a partir da ferramentas de inteligência de mercado e da comparação de resultados, mas sem expor dados confidenciais”, ressalta o analista.

 

FEEDBACK DAS COOPERATIVAS 

No ar desde 2020, o BureauCoop tem subsidiado a tomada de decisões de negócios de gestores de cooperativas em todo o Brasil.

Muitas vezes as cooperativas conhecem apenas seus números, não conseguem se situar em relação a outras cooperativas ou ao cenário geral. E o BureauCoop permite essa parametrização de informações entre cooperativas, por isso é um ótimo recurso para decisões sobre ampliação de agências, por exemplo, porque a cooperativa consegue explorar dentro da plataforma quais municípios estão assistidos, ou qual a densidade de cooperativas em determinado município”, explica Edson da Cruz.

O painel de dados também auxilia cooperados na busca de uma instituição financeira cooperativista e promove informações sobre o cooperativismo de crédito entre pesquisadores, estudantes, imprensa e outros setores interessados.

 


SERVIÇO

Já conhece o BureauCoop? Acesse agora o painel de dados do cooperativismo financeiro, produzido pela Confebras em intercooperação com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Santa Catarina (Ocesc). A ferramenta é gratuita e tem navegação fácil e intuitiva.


 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.