fbpx

Bagagem cheia na volta para casa: as lições do intercâmbio técnico na Alemanha aos participantes

Mais um grupo de lideranças do Cooperativismo de Crédito retorna neste último fim de semana de outubro, de uma viagem de intercâmbio técnico promovido pela Confebras. Foram palestras, visitas, aulas e muito networking em cinco dias de imersão no modelo alemão, um dos três maiores sistemas do mundo.

Veja o que alguns participantes trazem junto na bagagem para casa:

OPORTUNIDADE ÍMPAR

“Conhecer um dos sistemas mais antigos e sólidos do cooperativismo mundial, com 150 anos, está sendo uma oportunidade maravilhosa. Apesar de ter enfrentado muitas situações graves do ponto de vista político e econômico, mesmo assim, o setor conseguiu sempre manter-se forte. Fiquei muito satisfeito também de saber que o maior banco cooperativo da Alemanha é da área da Saúde, representada no Brasil pelo Sicoob Credicom, cooperativa que represento. Além da possibilidade de discutir temas relevantes e entender melhor o modelo alemão, destaco a importância das discussões do grupo que viajou em intercâmbio, todas lideranças de cooperativas que considero como ícones do cooperativismo brasileiro do ramo de crédito. Portanto, está sendo uma oportunidade ímpar para a minha formação. Espero levar muitas lições aprendidas e promover discussões pertinentes sobre a estratégia e o futuro de nossas instituições.”

Josemar Moura, diretor comercial do Sicoob Credicom

SISTEMA FORTE

“É gratificante conhecer a realidade, as dificuldades e os desafios enfrentados por um dos maiores sistemas cooperativos do planeta, em uma economia que apresenta nível de taxas de juros jamais imaginado e experimentado em nosso País. Está  sendo disruptivo e engrandecedor participar desta capacitação ao lado de lideranças do sistema cooperativo brasileiro e posso dizer, com toda convicção, que retornarei ao Brasil renovado pelos conhecimentos auferidos. Além disso, também me comprometo em contribuir para o momento de transição que se avizinha rapidamente no Brasil, com a redução de taxas de juros, o que vai exigir mudança no mindset e no desenvolvimento de novas fontes de receitas. Tudo isso será de fundamental importância para que possamos ter um sistema cooperativo mais forte, consolidado e que irá proporcionar aos cooperados, razão de nossa existência, o melhor atendimento às suas necessidades e expectativas.”

Josué Lopes Gutierrez, gerente regional de Negócios no Sicoob Credicitrus

 

APRENDENDO COM AS ESTRATÉGIAS

“Discutir estratégias para o mundo do Cooperativismo de Crédito em um País que exerce o crédito com taxas de juros negativos está sendo de suma importância. Afinal, este é o cenário econômico do nosso País para os próximos anos.”

Karina Andriazi Cavazane, gerente geral da Credicitrus Araraquara (SP)

O EXEMPLO DA ACADEMIA ALEMÃ

“A experiência na Alemanha será de fundamental importância em nossa cooperativa. Todas as visitas e aulas sobre a experiência alemã são importantes para nós, já que é esse o modelo que vem se desenvolvendo no Brasil em função da queda da taxa de juros e da queda da rentabilidade. A Academia Alemã de Cooperativismo (ADG) é um exemplo para as nossas cooperativas, no sentido de qualificação dos colaboradores para enfrentar desafios.”

Sergio Antonio Maciel, gerente geral do Sicoob Credicoop – Crediminas

UMA REFERÊNCIA PARA O BRASIL

“Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a história, os modelos e a rica experiência  do Cooperativismo de Crédito alemão em seus 150 anos de existência. Afinal, o setor se manteve sólido e atuante mesmo diante de graves crises econômicas e políticas e contribuiu de forma muito importante para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional. Foi um vetor bastante representativo e competitivo dentro do sistema financeiro alemão. O que podemos dizer é que o modelo alemão se constitui em referência para a atuação das cooperativas de crédito no Brasil, observadas as suas peculiaridades face a realidade de cada País.”

Francisco Scherer, Conselheiro Fiscal da Cooperforte, e Luiz Gustavo Braz Lage, Gerente Geral de Contabilidade e Finanças da Cooperforte

 

 

 

Data da publicação: 25/10/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS