fbpx

Auditoria Cooperativa é o tema de novo podcast da Confebras

Auditar as cooperativas de forma virtual, em tempos de pandemia, é um grande desafio. A Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (CNAC), responsável pelo atendimento de todo o SNCC em todo o território nacionaltem conseguido vencer esta complexa tarefa dia após dia. O tema foi tratado em webinar no dia 22 de julho com o diretor da CNAC, Nestor Ferreira Campos Filho. A receptividade do público foi tão grande que a Confebras decidiu realizar um podcast exclusivo sobre o tema dentro da série ConectCoop.  

Na gravação, o executivo responde a seis perguntas a partir de dúvidas e questionamentos levantados na Live.  Em cerca de 15 minutos, Nestor discorre sobre temas como o cuidado extremo das cooperativas com a autenticidade dos documentos e os novos formatos de trabalho da CNAC pós-pandemia, quando as atividades econômicas forem retomadas. Também aborda as operações de crédito. “Em nossas auditorias recomendamos a melhoria contínua do processo de análise, aprovação e formalização de operações de crédito, sempre com o objetivo de mitigar os riscos,” assinala. E ainda trata da definição da comunicação materialmente relevante, prevista segundo a legislação do setor.  

Sobre a  possibilidade de ampliação do atendimento, Nestor foi tácito: “Podemos dizer que hoje já temos condições de atender todas as cooperativas, mas o nosso planejamento prevê o início dessa expansão para o próximo ano, 2021. Por fim, elogia a sugestão recebida sobre a criação de um selo de qualidade para o setor, que seria interessante, segundo ele, com a  participação de entidades do cooperativismo. “A própria Confebras poderia definir os critérios, as métricas para a concessão desse selo às cooperativas auditadas e que se interessassem, logicamente, em participar dessa avaliação,” recomenda.  

Ouça aqui podcast! 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS