fbpx

Assembleia Geral Ordinária virtual apresenta resultados de 2019 e projetos futuros

Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras realizou com sucesso, de forma virtual, a Assembleia Geral Ordinária, na última quinta-feira (28) para apresentar os resultados de 2019 e o Plano de Trabalho de 2020 e 2021 e os principais projetos em andamento, seguindo os ritos legais conforme prevê a legislação.  A participação de 27 filiadas com direito a voto ocorreu à distância, conforme Instrução Normativa DREI número 79 de 15 de abril de 2020, em virtude do atual cenário da pandemia da Covid-19 e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Sob a condução do Presidente da Confebras, Kedson Macedo, foi inicialmente apresentado um comparativo de 2019 com 2018, quando o cenário foi positivo para os principais números do conglomerado das filiadas da Confederação em 2019. Os ativos totais tiveram um crescimento de 33,53%, fechando o ano em 181,54 bilhões de reais. As operações de crédito aumentaram em 47,37%, alcançando 77,92 bilhões de reais. Os depósitos totais tiveram um desempenho positivo de 19,02%, registrando 88,58 bilhões de reais. Seguindo a tendência positiva do exercício de 2019, o patrimônio líquido cresceu 34,49%, chegando a 30,32 bilhões de reais. A evolução do quadro social também foi positiva no ano que passou: alta de 17,96% no número de associados e um aumento de 15,63% de cooperativas diretas.

O parecer do Conselho Fiscal, após examinar o Balanço Patrimonial, Relatórios Gerenciais e demais Demonstrações Contábeis relativas ao exercício de 2019, constatou “ordem e conformidade com as normas legais e estatutárias vigentes quanto aos atos administrativos”.

Realizações 2019

Dentre as realizações da Confebras em 2019, foi destacada a expansão institucional, com um crescimento de 25% do quadro de entidades filiadas (Unicred do Brasil, Unicred Central RJ/MT, Sicoob Unicentro Brasileira, Central Cooperativa de Crédito, Sicoob Uni, e Sicoob Credicom).

O Programa de Intercâmbios Confebras apresentou, em 2019, uma performance inigualável, batendo todos os recordes dos anos anteriores. O crescimento de intercâmbios abertos foi de 112%, se comparado com 2018, e de 344% dos intercâmbios in company, em um comparativo com o mesmo período. Ao todo, 352 lideranças participaram do Programa. Os destinos foram Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Bahamas, Cone Sul e Inglaterra.

Somente no último ano, o Programa CooperaEduca beneficiou mais de 10 mil crianças e jovens a partir de 409 eventos realizados e ganhou um novo parceiro: o Sistema Ailos, de Blumenau/SC. Criada em 2012, a iniciativa já atendeu mais de 80 mil participantes em todo o Brasil, levando educação financeira, cooperativista e cidadã para o público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 12 anos.

Também foi realizada a campanha nacional de divulgação do DICC 2019, com o tema “Serviço local. Alcance global”. O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é a data comemorativa mundial mais importante para o setor e, no Brasil, a Confebras é a responsável por coordenar a campanha de divulgação nacional.

A Confederação realizou em 2019 o 2º Fórum Integrativo Confebras. O evento reuniu no mês de outubro, em Brasília, 400 participantes, entre líderes e gestores cooperativistas, em torno do tema “Cooperativismo de Crédito: + Intercooperação + Cidadania + Negócios”.

Plano de trabalho 2020 e 2021

O trabalho para os próximos dois anos está pautado em liderar ações para promover a intercooperação entre entes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC; e realizar um número maior de eventos digitais – principalmente diante do contexto atual de necessidade de isolamento social. Também estão previstas parcerias com entes do SNCC, SESCOOPS e demais instituições afins, para promoção de cursos, além da continuidade da campanha nacional de afiliação.

13º CONCRED

O Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – 13º Concred teve a data alterada para o período de 17 a 19 de março de 2021, e será realizado em Recife/PE. O evento, que ocorreria em outubro deste ano, precisou ser remanejado em virtude do contexto atual de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Questionado sobre o assunto, o Presidente da Confebras, Kedson Macedo, deixou claro durante a Assembleia que a instituição não vai expor os congressistas a riscos desnecessários e que os cenários serão avaliados até o momento da realização do evento visando sua melhor resolução.

A superintendente da Confebras, Telma Galletti, apresentou o Plano de Trabalho para 2020 e 2021, como a parceria com o Grupo Anga para o Festival Coop+, que ocorrerá entre os dias 17 e 18 de junho e terá como tema “A Hora do Cooperativismo Financeiro”.

Durante a assembleia foram discutidas também a atualização da plataforma Confebras EaD;disponibilização do Projeto CooperaEduca em Casa; a criação do ConectCoop (série composta de webséries, podcasts e webinars) e o Fórum Integrativo Digitalque será realizado nos dias 11 e 12 de novembro. As contas do exercício de 2019 foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade.

Acesse aqui o Relatório de Gestão de 2019

Data da publicação: 29/05/2020

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.