fbpx

Alemanha é novo destino do Intercâmbio Confebras

Grupo de 17 cooperativistas do Sicoob Unicentro Brasileira está na cidade de Montabaur, para participar de uma imersão sobre o cooperativismo de crédito alemão

 

Montabaur (29/08/2022) – A Alemanha é referência quando o assunto é cooperativismo de crédito, e o setor responde por uma parcela significativa do mercado financeiro no país. São 772 bancos cooperativos, 8.074 postos de atendimento e 18,2 milhões de sócios. Os números são da Academia de Cooperativas Alemãs – ADG (Academy of Germany Cooperatives), onde está agora uma nova turma do Programa de Intercâmbio e Estudos Cooperativistas da Confebras – Confederação Brasileiras das Cooperativas de Crédito. São 17 cooperativistas do Sicoob Unicentro Brasileira, cooperativa com atuação na Região Centro-Oeste do Brasil.

Durante cinco dias, o grupo fará uma imersão sobre o cooperativismo de crédito alemão, passando por uma visão geral, conhecendo os principais desafios de hoje e as estratégias desenhadas pelas cooperativas para continuarem crescendo. Auditoria cooperativa e gestão de risco são frentes de destaque do modelo de negócio cooperativo germânico e serão apresentadas aos cooperativistas brasileiros, com direito a visita e explanações sobre as temáticas em uma instituição financeira cooperativa local e um banco cooperativo alemão (Westerwald Bank). E para fechar a programação, os cooperativistas brasileiros também saberão mais sobre a cartela de serviços financeiros e a linha de atendimento do DZ Bank, que também é referência no país.

Muito conteúdo técnico interessante, com o compartilhamento de expertises e experiências do cooperativismo de crédito alemão. “A ideia é realmente explorar o tema e promover para o grupo uma vivência teórica e prática do exemplo vivenciado pelas cooperativas financeiras e pelos bancos cooperativos na Alemanha. O setor é destaque no país e, com certeza, pode servir de modelo e inspirar novas ações e estratégias para o cooperativismo de crédito brasileiro. O objetivo é aproveitar esses momentos para que os representantes das nossas cooperativas, neste caso, o Sicoob Unicentro Brasileira, possam também compartilhar suas visões e boas práticas”, comenta a coordenadora de eventos da Confebras, Brunna Barbosa.

Sobre a ADG – A Academia de Cooperativas Alemãs é referência no país realizando um trabalho de capacitação de lideranças cooperativistas da Alemanha para uma gestão sustentável e eficiente, atendendo também representantes de cooperativas de crédito de outros país do mundo, como o Brasil. A formação de especialistas em auditoria é outra forte linha de atuação da ADG, que conta também com uma Escola de Negócios, oferece cursos on-line e desenvolve pesquisas sobre o tema cooperativismo. Só em 2021, capacitou 15,7 mil pessoas e realizou 1.035 seminários presenciais. No digital, foram 580 webinars com a participação de 9,9 mil pessoas.

Mais sobre o coop na Alemanha – Segundo dados de dezembro de 2021, o cooperativismo de crédito alemão respondia por 1,1 bilhão de euros em ativos, atendendo 32 milhões de clientes no país, contando com uma equipe de 140 mil colaboradores.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS