fbpx

A consolidação do Cooperativismo de Crédito e o papel da CONFEBRAS

O ano de 2019 se encaminha para virar história com o Cooperativismo de Crédito brasileiro alcançando bases sólidas e importantes números: são mais de 11,4 milhões de associados vinculados às 924 instituições financeiras cooperativas espalhadas pelo País, conforme dados divulgados, em setembro de 2019, pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Uma das questões mais desafiadoras e presentes nas discussões das lideranças representativas do movimento no Brasil, no ano que se encerra, envolveu as metas estabelecidas pela Agenda BC#. Lançada em maio pelo BCB, esse conjunto de diretrizes estratégicas orienta os trabalhos do BCB, do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no sentido de promover ações estruturantes que visam impactar positivamente o cenário econômico futuro do País.

A Agenda BC#, estruturada em quatro relevantes pilares (inclusão, competitividade, transparência e educação), abrange metas com horizonte estratégico para 2022, além de incorporar, aos desafios do setor, a inovação tecnológica como motriz do ciclo de mudanças.

Para as instituições financeiras cooperativistas, integrantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC, as metas presentes nos Desafios 2022 são ousadas e bem conhecidas: 1)  aumento da participação do crédito tomado pelos cooperados no próprio SNCC (atualmente de 24%, projetando um aumento para 40%); 2) elevação da participação das cooperativas no crédito concedido no SFN (de 8% para 20%); 3) aumento da participação de cooperados de faixas de rendas mais baixas, elevando-se de 1/3 para metade, o número de cooperados que ganham até 10 salários mínimos, além de alavancar de 26% para 35% a participação do crédito concedido a esse grupo; 4)  maior presença nas regiões Norte e Nordeste, ampliando-se de 13% para 25% os municípios com unidades de atendimento vinculadas a cooperativas de crédito.

Não há tempo a perder! Por isso, a Confebras já intensificou os esforços para ocupar os espaços de oportunidades existentes pelo País afora e, especialmente, nos estados do Nordeste, que apresentam grande potencial para a disseminação do Cooperativismo de Crédito. Atualmente somente 4% dos nordestinos estão associados a uma cooperativa de crédito, enquanto que em nível nacional esse percentual é superior a 10%.

A próxima edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – CONCRED, maior evento do setor na América Latina, será na cidade de Recife, Pernambuco, e deve servir como indutor para a proliferação da cultura da prosperidade e da inclusão na região. E justamente pela importância que o evento alcançou nas últimas décadas, a Confebras não tardou em começar os preparativos: o lançamento oficial ocorreu em novembro deste ano, com previsão de participação superior a 2.500 congressistas.

O aquecimento para o CONCRED aconteceu em outubro passado em Brasília, quando a Confebras realizou a segunda edição do Fórum Integrativo Confebras. Centenas de participantes de todo o País tiveram um amplo espaço de atualização e networking.

Outra ação da Confebras que merece destaque é a organização de intercâmbios técnicos para o exterior. Neste ano, o Programa teve a participação de mais de 300 líderes do cooperativismo em 14 viagens para tradicionais destinos na Europa, Estados Unidos, Canadá e América Latina. No retorno, a bagagem vem cheia de novos conhecimentos, vivências de boas práticas, oportunidades de aperfeiçoamento e insights, advindos do contato com instituições cooperativistas de vanguarda. Para 2020, a promessa é alcançar mais de 400 participantes e incluir na programação novos roteiros turísticos, outros destinos cooperativistas e priorizar os intercâmbios de experiências.

Ao público infantil e jovem, a Confederação dedicou uma programação especial durante a tradicional Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF). O CooperaEduca, projeto disponibilizado às Cooperativas de Crédito, filiadas ou não à Confebras, forneceu filmes, livretos e outros materiais para estimular a sua educação financeira. Estima-se que tenhamos alcançado cerca de 70 mil crianças desde 2012 em todo o País.

O SNCC, que deve encerrar 2019 com crescimento na carteira de crédito superior a 20% ao ano, foi brindado recentemente com uma notícia auspiciosa e há muito tempo reivindicada: a inclusão das Cooperativas de Crédito nos programas de captação de recursos para financiamento imobiliário. Essa novidade, anunciada pelo Conselho Monetário Nacional, deve ajudar – e muito – o setor a expandir os seus produtos e serviços e a ampliar a sua presença nos municípios do interior do País, contribuindo para minimizar o dramático déficit habitacional brasileiro, de ordem de 7 milhões de residências.

O ano de 2020 promete ser ainda mais estimulante. Planejamos a realização de estudo, com a participação da OCB, Universidades e outros parceiros, sobre os impactos econômicos e sociais da atuação do Cooperativismos de Crédito nos municípios, em comparação com economias mais maduras como Alemanha, Espanha e Canadá. Queremos explicitar à sociedade brasileira nossos diferenciais estratégicos, como atendimento diversificado, foco no cooperado, estímulo à poupança e a democratização do acesso ao crédito, sobretudo entre os pequenos mutuários e investidores, micro e pequenas empresas e comunidades de pequeno e médio portes.

Estamos prontos para iniciar 2020 com dedicação total e muito entusiasmo. No melhor espírito cooperativista, a Confebras se apresenta como um palco para agregação de valores, Intercooperação e debate sadio. Isso graças às 37 instituições financeiras cooperativas que atualmente compõem nosso quadro social e que são a base e o exemplo para o exercício da missão institucional voltada à formação e ao estímulo da cultura de solidariedade financeira no País.

 

Boas festas a todos!

 

Kedson Macedo

Presidente da Confebras

Diretor Executivo na Cooperforte

 

Data da publicação: 18/12/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.