fbpx

Iniciativas inéditas e movimentos de expansão marcam o Cooperativismo de Crédito

O ano de 2020 foi repleto de desafios para as cooperativas de crédito brasileiras, que precisaram se reinventar, inovar e acelerar as transformações tecnológicas para acompanhar o novo momento gerado pela pandemia. Em meio a tantos obstáculos e notícias tristes, o cooperativismo financeiro conseguiu se expandir graças a iniciativas de centrais e singulares, que incluíram desde a facilitação no acesso ao crédito, passando pelo aumento da base de cooperados até relevantes ações sociais. O crescimento pode ser observado pelos números registrados pelo setor, que encerrou o ano com mais de 12,5 milhões de associados atendidos por 847 cooperativas singulares. Destacamos algumas iniciativas das filiadas da Confebras.

O Sistema Ailos, que atua em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, é um dos exemplos do crescimento que o setor atingiu no ano passado. Nos primeiros dias de 2021, a Ailos alcançou a marca de 1 milhão de cooperados. Foi o primeiro sistema cooperativo de crédito a alcançar esse número em tão pouco tempo – 18 anos de atuação. “O cooperativismo mostrou sua força também com o aumento significativo no número de cooperados”, comenta Moacir Krambeck, presidente da Central Ailos.

Para acompanhar os objetivos de crescimento, o sistema tem investido também na transformação digital e na inovação. Iniciativas como o Acelera e InPulse ganharão força, e outras serão incorporadas, como o Hackathon. O Acelera e o InPulse são programas de inovação que estimulam o desenvolvimento de soluções simples com resultados que facilitem o dia a dia do cooperado na utilização dos produtos e gestão da sua vida financeira. Já o Hackathon é uma nova proposta que objetiva engajar os participantes a encontrarem soluções para desafios específicos em um prazo otimizado.

Outro sistema que conseguiu se superar no ano anterior foi o Sicredi. Em 2020, o Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia terminou com 67.410 associados, um crescimento de cerca de 26% em relação a 2019. Mesmo em ano de pandemia, a central conseguiu inaugurar seis novas agências, fechando o ano com 28 agências nos três Estados em que atua (Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia). Um destaque do ano passado foi a campanha de investimentos, que teve o nome “Todo Mundo Pode Investir e Ganhar”, e distribuiu mais de R$ 700 mil em prêmios, entre smartphones, notebooks e carros.

Novo perfil de associados

Já a Sicredi União PR/SP identificou que o atípico ano de 2020, com todas as incertezas e instabilidades verificadas a partir de março, resultou na mudança do perfil dos associados, que passaram a se preocupar com o planejamento financeiro. Dessa forma, como o consórcio é um produto que possibilita a aquisição de bens e serviços de maneira planejada e econômica, o mesmo ganhou destaque no ano de 2020, superando vários recordes com o crescimento alcançado.

As vendas de consórcio na cooperativa, comparando os anos de 2019 e 2020, cresceram 27%. Segundo a Assessoria de Comunicação e Marketing da Central, em 2020, foram comercializados mais de R$ 226 milhões em créditos de consórcio, e os segmentos que mais se destacaram foram o de automóvel com R$ 66 milhões em vendas e imóveis com R$ 76 milhões em valores de créditos. A Sicredi União superou os próprios índices do mercado, que ficaram em 23%.

Projetos e ações sociais 

A Sicredi União PR/SP se destacou ainda pelo investimento em projetos sociais, como o Colmeia Digital, cujo objetivo era oferecer apoio por meio da inclusão digital aos educadores do Programa “A União Faz a Vida” e ofertar crédito para quem tivesse a necessidade de adquirir equipamentos de informática novos ou usados. ​O projeto impactou 42 municípios e mais de 2,7 mil educadores, enquanto as operações de crédito ficaram em torno de R$ 214,6 mil.

Ações sociais também ganharam espaço nas cooperativas do Sistema Unicred. A implantação do PIX foi acompanhada de uma iniciativa muito relevante junto à Fundação Abrinq, com as chaves PIX cadastradas pelos cooperados sendo revertidas em apoio financeiro destinado a milhares de crianças. A iniciativa, intitulada “Escolha dar mais valor para sua Chave PIX”, representou grande adesão dos cooperados da Unicred: no dia 31 de dezembro, no encerramento da campanha que teve engajamento nacional, estavam ativas mais de 101 mil chaves registradas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.