Escolha uma Página

Fundada em 1986, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito completa 34 anos no dia 1º de novembro. Para relembrar conquistas e fatos importantes na história da Confebras, será promovido um webinar dentro do projeto ConectCoop no dia 3 de novembro, às 15h, com a participação dos ex-presidentes Manoel Messias da Silva, Rui Schneider da Silva, Celso Ramos Régis e Marconi Lopes de Albuquerque e, como convidado especial, o ex-vice-presidente José Valdir Ribeiro dos Reis.  O webinar terá a condução do atual presidente da Confebras, Kedson Macedo.

A Confebras foi criada para representar o Cooperativismo de Crédito no Brasil, disseminar a cultura cooperativista financeira e formar cidadãos e profissionais cooperativistas qualificados. Nestes mais de 30 anos, esteve à frente de diversas lutas políticas, dentre elas a mobilização nacional em favor do movimento das cooperativas de livre admissão inspiradas nos bancos populares Luzzatti, da Itália. As ações promovidas junto ao Congresso Nacional, Governo Federal e ao Banco Central do Brasil resultou na revogação da Resolução 2.771/2000 e a posterior publicação da Resolução 3.106/2003, que permitiu a criação das cooperativas do ramo crédito no sistema de livre admissão em áreas com até 100 mil habitantes ou a transformação de cooperativas existentes em cooperativas de livre admissão de associados em localidades com menos de 750 mil habitantes. 

Um dos pilares de atuação da Confebras também está relacionado à capacitação de lideranças, por meio de intercâmbios internacionais, cursos nas plataformas de EaD, produção de conteúdo online como o ConectCoop e eventos direcionados ao setor, a exemplo do Fórum Integrativo Digital, programado para os dias 11 e 12 de novembro. Esta busca por compartilhar conhecimento e estimular a educação cooperativista se reflete ainda na criação da Editora Confebras, a única do País destinada exclusivamente à edição de obras sobre o Cooperativismo Financeiro.  

No webinar, que será transmitido pelo YouTube da Confederação, os participantes irão destacar importantes realizações da Confebras no decorrer destes 34 anos, contextualizando com o período de cada gestão. 

Ainda no webinar, será lançado o Bureau Coop, um painel de dados do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, desenvolvido pela Confebras. No sistema foi aplicado o conceito de Business Intelligence (BI), que consiste na coleta dos dados, interpretação, organização, análise e compartilhamento de forma interativa e dinâmica.