Escolha uma Página

Lançado em webinar da Semana DICC, promovida pela Confebras para marcar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – celebrado em 15 de outubro -, o novo livro de Ênio Meinen é uma obra essencial para refletir sobre o cooperativismo financeiro no Brasil. Como sugere o título “Cooperativismo financeiro na década de 2020: sem filtros!”, a publicação, além de exaltar as virtudes, apresenta as imperfeições do modelo cooperativista na prática. Organizado em sete capítulos, tal qual o número de princípios cooperativistas, o livro editado pela Confebras explora questões sensíveis e estratégicas do movimento. 

Meinen apresenta um amplo e fiel diagnóstico do segmento, de aspectos positivos a adversidades e deficiências, e discorre sobre os principais desafios e ameaças decorrentes do cenário econômico, da concorrência e de seu ambiente interno. Ao final, apresenta as oportunidades diante desse contexto atual. “A iniciativa é motivada pelas transformações que vêm ocorrendo no ambiente corporativo nos últimos anos, sobretudo no mercado financeiro, seja no campo operacional ou no modelo de gestão. Mudanças essas que repercutem diretamente nas instituições financeiras cooperativas”, observa o autor.  

Na obra, os atores cooperativos, em especial os que militam no ramo financeiro, encontrarão elementos úteis para orientar a eleição de suas prioridades e a implementação das correspondentes ações para o ciclo que se anuncia: mergulhar em profundidade nos princípios da intercooperação e do interesse pela comunidade, entender a extensão e os efeitos da revolução tecnológica em curso e, ainda, além de conhecer em detalhes as alterações propostas para a Lei Complementar 130, de 2009. O livro traz ainda um conteúdo doutrinário relevante para os estudos acadêmicos e a fundamentação de teses de interesse das instituições financeiras cooperativas e serve de fonte de consulta sobre esse modelo de empreendedorismo coletivo.  

Para adquirir a publicação, os interessados poderão acessar o site da Livraria Confebras ou através do e-mail editora@confebras.coop.br e pelo telefone (61) 3323-2335.

Publicado em: 20 de outubro de 2020