fbpx

Boas ideias! Conheça ações de cooperativas para incentivar a educação financeira

Trabalhar a educação financeira é uma prática cada vez mais presente nas cooperativas de crédito brasileiras.

Isto fica evidente quando nos deparamos com as dezenas de iniciativas aplicadas em diferentes cantos do país. Captados por uma ação da Confebras, vamos apresentar projetos de cooperativas, filiadas ou não, que ensinam hábitos de consumo mais consciente. 

Palestras, cursos, jogos e consultoria são algumas das ideias implementadas e que podem inspirar outras instituições cooperativas na criação de projetos futuros ou, até mesmo, estimular a realização de parcerias por meio de intercooperação.   

Para começar, trazemos dois programas idealizados em cooperativas dos sistemas Sicredi e Ailos. O que eles têm em comum? Ambos foram elaborados com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de estabelecer desde cedo uma relação cuidadosa com o dinheiro, para que se tornem adultos capazes de gerir bem suas finanças e enfrentar possíveis adversidades financeiras.   

Cooperativa Sicredi Planalto Central
Para instruir as crianças de maneira leve e lúdica sobre assuntos como dinheiro, controle dos gastos e a importância do hábito de poupar e investir, a Sicredi Planalto Central lança mão das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com temática de educação financeira.  

Por meio dos gibis e desenhos animados, crianças do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 7 a 10 anos, entram em contato com diferentes questões relacionadas ao tema e recebem dicas que ajudam a esclarecer dúvidas comuns entre elas, como por exemplo: “De onde vem o dinheiro?”, “O que é salário?” ou “Quanto preciso guardar para comprar algo?”. A iniciativa integra a parceria da instituição financeira cooperativa com a Mauricio de Sousa Produções. 

Cooperativa Civia
A Civia acredita que é fundamental orientar o público jovem quanto à importância de investir desde cedo na formação de reservas para conquistar sonhos e objetivos. Tem oferecido palestras de educação e inteligência financeira em escolas municipais de São Mateus do Sul (PR) e, assim, tem conseguido despertar nos adolescentes a importância de usar a educação financeira para conquistar uma vida com mais equilíbrio, segurança e realização. 

No primeiro momento, o projeto contemplou cerca de 40 participantes e agora já está na programação a realização de jornadas de ensino e aprendizado nas cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá, Irati, Prudentópolis e Porto União. 

Queremos saber o que a sua cooperativa está fazendo para incentivar a educação financeira no país! 

Acesse nossa página e compartilhe com a gente uma ou mais iniciativas que já estão sendo aplicadas. Vamos trilhar juntos essa jornada rumo a uma sociedade que convive de forma mais tranquila e amigável com o dinheiro! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS