fbpx

Os desafios de 2021 fortaleceram o Cooperativismo de Crédito

O Cooperativismo de Crédito comemorou grandes conquistas em 2021 mesmo diante de um cenário tão desafiador.

As nossas cooperativas debruçaram-se sobre as necessidades dos associados com grande oferta de crédito, advindo do Pronampe, e inovaram ainda mais, como pedem os novos tempos, em tecnologias e processos digitais, atendendo às expectativas do Open Banking e, da sua evolução, Open Finance. Este último dará às cooperativas de crédito a oportunidade de acesso aos dados mais detalhados de clientes, podendo oferecer serviços e condições personalizadas.

Como representante do setor, promovemos eventos digitais, o lançamento de novas funcionalidades na plataforma BureauCoop, organizamos webinars e webséries dentro do projeto ConectCoop, além de promover escritores com lançamentos editoriais pela Editora Confebras. Além de marcar presença nas principais iniciativas voltadas a desenvolvimento da cidadania financeira, alicerce para as futuras gerações. Tudo seguindo os princípios cooperativistas. 

Tivemos programações e temas que demonstraram a nossa visão a respeito de tudo que nos fortalece. Iniciamos 2021 com depoimentos de várias lideranças femininas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, na websérie especial ConectCoop, trazendo visões para uma sociedade plural.  

Na Semana do Meio Ambiente, em junho, divulgamos diversas ações e projetos para a preservação ambiental realizados pelas filiadas. Em julho de 2021, também apoiamos as tradicionais atividades das cooperativas para o Dia C, de Cooperar, que levaram informação e engajamento aos filiados e à comunidade em todo o Brasil. 

Por outro lado, um dos projetos mais relevantes dos últimos anos para trazer informações tratadas e atualizadas do Cooperativismo de Crédito, com base em dados do Banco Central do Brasil, finalmente ganhou novas funcionalidades no mês de abril. O BureauCoop passou a contar com um painel interativo mais intuitivo e dinâmico, sendo hoje base de pesquisa fundamental para agentes do setor, acadêmicos e imprensa. 

Já o evento mais esperado do ano chegou para fazer diferença na vida dos nossos cooperativistas. Em agosto, o 13º Concred Digital, reuniu mais de 2800 inscritos e especialistas de peso numa proposta focada em quebrar paradigmas, repensar a economia, a sociedade e o papel do setor em um mundo em profunda e constante transformação.  

Os congressistas também puderam acompanhar o painel dos Sistemas, que reuniu nossas lideranças em um significativo debate a respeito do assunto do momento – ESG (Ambiental, Social e Governança, em português).  

Também pudemos compartilhar a visão do Banco Central sobre o PIX, uma inovação que permitiu a milhões de brasileiros, inclusive nossas cooperativas, a realização de transações financeiras de maneira muito mais simples e democrática. 

Uma das inovações do congresso foi o lançamento do Espaço Integração Juventude, totalmente gratuito, trazendo abordagens dinâmicas para tratar de temas importantes como dinheiro e futuros possíveis. Encerrando a edição histórica, o ex-técnico das seleções brasileira feminina e masculina de vôlei, Bernardinho, trouxe importantes lições e dicas práticas na palestra “Estratégia e Motivação”. 

Já no dia 21 de outubro, o mundo inteiro celebrou o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) sob o tema “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”. Promovemos uma série de ações para antecipar a celebração e trazer o debate ao universo de cooperados do SNCC, hoje representado por mais de 13,5 milhões de brasileiros. 

Outra ação com o mesmo viés de promoção do uso adequado do dinheiro foi a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece anualmente por iniciativa de várias instituições públicas e atrai a participação das cooperativas de crédito. Estivemos presentes com o projeto CooperaEduca em Casa, voltado para o público dos 6 aos 12 anos com jogos, vídeos e outras atividades lúdicas. O projeto já atingiu mais de 80 mil crianças e pré-adolescentes.  

Em novembro, o Dia da Consciência Negra foi marcado por uma mensagem inspiradora e em defesa de uma sociedade mais igualitária, de autoria da líder cooperativista norte-americana, Stacey Walker, do Conselho XCel Cooperativa de Crédito Federal. 

A Confebras não deixou de representar o cooperativismo financeiro e defender a mobilização para a inclusão da Emenda nº 8 no texto da PEC 110/2019, o chamado Ato Cooperativo. A mobilização tem o objetivo de tornar justa a tributação das sociedades cooperativas. 

Por fim, precisamos reconhecer que nos despedimos de 2021 mais fortalecidos e conscientes do papel relevante do ramo Crédito, fundamental na teia cooperativista brasileira. Estamos prontos para 2022, que marcará a edição híbrida do 14º Concred e será o momento de reencontrar a família cooperativista. 

Aproveitamos este momento também para desejar a todos e todas um Natal pleno de paz, harmonia e saúde. Juntos e unidos, somos mais fortes! 

 

Moacir Krambeck 

Presidente da Confebras e presidente do Conselho de Administração do Sistema Ailos 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS