Estruturas de Governança em Redes de Cooperativas de Crédito
ISBN: 9788589115209
PREÇO: R$ 35,00
AUTOR: Alessandro Gustavo Souza Arruda

 

“Caro leitor, você tem em suas mãos o resultado de profundas análises teóricas no que tange à evolução jurídico-institucional da governança de redes de cooperativas brasileiras e canadenses. Como todo trabalho de contribuição para o conhecimento do setor, este é concluído com resultados plenamente perceptíveis em nosso ramo cooperativista.

A sua leitura transcorrerá por um esquema baseado em três tópicos principais: no primeiro disserta-se sobre as redes de empresas e os relacionamentos interorganizacionais, subtema que assume o papel de verbo de ligação com o segundo e terceiro tópico, reservado para mergulhar no desenvolvimento do cooperativismo, com foco no cooperativismo financeiro, além de discorrer com detalhes sobre seus princípios, leis e demais questões institucionais.

Ao longo do trabalho é descrita e analisada a evolução jurídico-institucional de duas redes de cooperativas financeiras, dois casos de sucesso: o Movimento Desjardins do Canadá e o caso brasileiro do Sistema Sicredi. Todo o modelo de governança destas redes é descrito e analisado. Por fim, são mensurados e analisados as suas estruturas, os seus aparatos de regulação, os contratos e procedimentos implementados”.